(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Bolsonaro posta vídeo do presidente do CFM com críticas à CPI da COVID

Presidente do Conselho Federal de Medicina disse na publicação que quer depor na comissão


03/06/2021 12:35 - atualizado 03/06/2021 13:33

Tuíte de Jair Bolsonaro com o vídeo editado do presidente do CFM, Mauro Ribeiro
Tuíte de Jair Bolsonaro com o vídeo editado do presidente do CFM, Mauro Ribeiro (foto: Reprodução/Twitter Jair M. Bolsonaro)
O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), compartilhou na noite de quarta-feira (2/6) um vídeo   no qual o presidente do Conselho Federal de Medicina ( CFM ), Mauro Ribeiro , faz críticas à Comissão Parlamentar de Inquérito ( CPI ) da COVID , instalada pelo Senado . O conteúdo publicado pelo governante é uma edição de dois minutos e 15 segundos da versão original, que tem seis minutos e 15 segundos.

Junto ao vídeo, Bolsonaro escreveu: “O presidente do CFM (Conselho Federal de Medicina), Dr. Mauro Ribeiro, classifica a CPI como tóxica e vergonhosa. Falta coragem moral para a maioria de seus integrantes para apurar desvios de recursos e ouvir autoridades como, por exemplo, o presidente do CFM”.

No vídeo, Mauro Ribeiro critica a CPI e informa que encaminhou ao presidente do Senado, o senador  Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que não faz parte da comissão, um ofício no qual pede alguma intervenção para impedir o “ambiente tóxico” da comissão. Ribeiro também afirma que quer depor aos senadores.

“Fica aqui um apelo público para que essa convocação seja feita o mais rápido possível. Porque nós gostaríamos de ser a voz dos médicos brasileiros dentro daquela CPI, para que nós possamos colocar de um forma muito clara para os senhores senadores qual a posição dos médicos brasileiros em relação à COVID”, diz o médico.

O vídeo foi divulgado horas depois de a  médica imunologista Luana Araújo, secretária Extraordinária de Enfrentamento à COVID-19 do Ministério da Saúde  por apenas 10 dias, ser ouvida pela CPI. Ela é crítica do chamado tratamento precoce com medicamentos sem eficácia comprovada contra o coronavírus, como a cloroquina.

Capitã Cloroquina

O método é defendido, por exemplo, por duas médicas já ouvidas pela CPI: Nise Yamaguchi , que depôs na última terça-feira (1) e que atua como conselheira do governo federal, apesar de não ter cargo; e Mayra Pinheiro , secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, conhecida pela alcunha de “Capitã Cloroquina”.

Ribeiro também criticou a forma como essas duas médicas foram tratadas na CPI, sem citar os outros que já estiveram na CPI. “Nossa fala não é dando apoio aquilo que as duas médicas falaram dentro da CPI, a nossa fala é em relação na total falta de educação, de respeito, aquelas duas mulheres médicas que foram lá falar e dar seu melhor depoimento dentro daquilo que eram perguntadas. Elas foram mal tratadas, a todo momento interrompidas, incapazes de um único raciocínio que estavam elaborando”.
 

O que é uma CPI?

As comissões parlamentares de inquérito (CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.

Leia também:  Entenda como funciona uma CPI


O que a CPI da COVID investiga?

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)