(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

CPI da COVID: Girão e Otto Alencar discutem após 'aula' de médico senador

Segundo Eduardo Girão, Alencar constrangeu a médica Nise Yamaguchi


01/06/2021 15:11 - atualizado 01/06/2021 15:36

Os senadores Eduardo Girão (Podemos-CE) e Otto Alencar (PSD-BA)
Os senadores Eduardo Girão (Podemos-CE) e Otto Alencar (PSD-BA) (foto: Fotos: Jeferson Rudy/Agência Senado)
Logo após a discussão entre o senador Otto Alencar (PSD-BA) e Nise Yamaguchi durante depoimento da médica na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID no Senado, realizada nesta terça-feira (1/6), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) entrou em defesa da médica.

"O que o senhor fez foi constrangedor”, disse Girão para Otto. Então ele rebate: "Não se pode discutir ciência aqui?".



Girão é membro da ala bolsonarista da comissão. Ele é grande defensor da cloroquina, hidroxicloroquina, ivermectina e tratamento precoce contra a COVID-19. Assim, como a médica.

Leia: 
Otto Alencar para Nise Yamaguchi: 'A senhora não sabe nada de infectologia'


Entenda

Médica oncologista e imunologista, Nise Yamaguchi depõe nesta terça-feira (1º/6) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID, instalada pelo Senado. Defensora da cloroquina, medicamento com ineficácia comprovada contra o coronavírus, ela é a 11ª depoente na CPI da COVID e, diferente dos demais, fala na condição de convidada.

Yamaguchi é suspeita de integrar um suposto 'gabinete paralelo' do governo federal, com aconselhamentos a respeito do combate à pandemia de COVID-19. Ela também defende o 'tratamento precoce' ao coronavírus, defendido também por Jair Bolsonaro (sem partido), presidente da República, a partir de medicamentos pré-selecionados, método também sem eficácia atestada pela comunidade científica. 
  

O que é uma CPI?

As comissões parlamentares de inquérito (CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.

Leia também: Entenda como funciona uma CPI


O que a CPI da COVID investiga?



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)