(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DERROTA

CPI: Lewandoskwi rejeita habeas corpus para Capitã Cloroquina

Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde será obrigada a responder perguntas dos senadores durante sessão em Brasília


18/05/2021 19:12 - atualizado 18/05/2021 19:42

Mayra Pinheiro teve pedido negado pelo STF(foto: Anderson Riedel/PR)
Mayra Pinheiro teve pedido negado pelo STF (foto: Anderson Riedel/PR)
 

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta quarta-feira (18/5) o pedido de habeas corpus feito pela secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro, para ficar em silêncio da CPI da COVID.

 

Conhecida como Capitã Cloroquina, ela será ouvida pelos senadores nesta quinta-feira (20/5). Desta forma, ela será obrigada a responder a todas as perguntas dos parlamentares e não será acompanhada por um advogado.

 

 

Mayra Pinheiro tomou a mesma atitude do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello de pedir habeas corpus ao STF. Porém, o general obteve êxito na soliticação e poderá ficar em silêncio durante depoimento nesta quarta-feira (19/5), na Comissão de Constituição e Justiça, do Senado.

 

Segundo Lewandowski, não há elementos que justifiquem a concessão do habeas corpus preventivo. 

 

"Nada há nos autos que leve à conclusão de que se deva deferir à paciente o direito de permanecer calada durante seu depoimento, mesmo porque essa proteção constitucional é reservada àqueles que são interrogados na condição de investigados, acusados ou réus por alguma autoridade estatal", diz o ministro do STF. 

 

Depoimento 

 

Mayra Pinheiro foi convocada para esclarecer a defesa que faz do medicamento que não é recomendado por autoridades de saúde. 
 

Ela já admitiu ao Ministério Público Federal (MPF) que organizou viagem a Manaus para a divulgação do remédio, pouco antes de o sistema de saúde local entrar em colapso por falta de oxigênio. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)