(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REDES SOCIAIS

TRE posta vídeo zoando quem defende voto impresso

Publicação da Justiça eleitoral no Paraná, entretanto, foi retirada do feed público do TRE no TikTok depois de o clipe viralizar na internet


18/05/2021 07:26 - atualizado 18/05/2021 09:20

(foto: Reprodução/TikTok)
A regra das redes sociais é clara: enquanto um tema — especialmente político — causa tensão na sociedade e na mídia, é porque chegou a hora de tratá-lo como um bom meme. O que surpreendeu dessa vez foi um tribunal seguir o senso comum das redes. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) publicou um vídeo no TikTok, neste domingo (16/5), dando uma pequena "zoada" em quem defende o voto impresso.

Em frente a um cenário (os populares filtros da plataforma) medieval, uma jovem se cobre com uma espécie de véu sobre o texto: "Quando a pessoa fala de voto impresso em pleno século XXI". A legenda ainda lembrava: "A urna eletrônica é 100% segura". Pelo fator inusitado da brincadeira pela conta de um tribunal, o vídeo logo bombou em outras plataformas, como o Twitter.


No TikTok, entretanto, por volta das 19h desta segunda-feira (17/5), o vídeo era dado como "privado" para quem tentava acessar seu link. No feed, sem sinal do clipe.

Embate

A publicação do vídeo ocorre poucos dias depois de a Câmara dos Deputados instalar uma comissão para discutir uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que requer o voto impresso no país. Em paralelo à ação dos legisladores, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, na última sexta-feira (14/5), uma campanha para celebrar os 25 anos da urna eletrônica. Além de explicações sobre como o processo de apuração das eleições funciona, a campanha também tem o objetivo de esclarecer fake news que questionam a credibilidade do processo de votação no país.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)