(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COM ATRASO

Após quatro meses de atraso, Governo de Minas quita 13º salário de 2020

Última parcela referente ao abono natalino de 2020 foi paga aos servidores públicos do estado nesta sexta-feira (9/4) pelo governo Romeu Zema (Novo)


09/04/2021 10:45 - atualizado 09/04/2021 11:06

Zema justifica o atraso no pagamento ao 'caixa quebrado do estado'(foto: DOUGLAS MAGNO/AFP )
Zema justifica o atraso no pagamento ao 'caixa quebrado do estado' (foto: DOUGLAS MAGNO/AFP )

Quatro meses após a data limite para pagamento do 13º salário, o governo de Minas terminou de pagar parcelado o abono natalino para os servidores públicos do estado. A quitação do benefício referente a 2020 começou em dezembro passado. Segundo a contabilidade oficial, apenas 39% dos servidores estaduais receberam integralmente o benefício.

O governador Romeu Zema justificou o atraso em função das dificuldades de caixa do governo. “Pegamos um Estado quebrado, mas essa é uma gestão focada na eficiência e comprometida em encontrar soluções para os problemas. Continuamos fazendo tudo o que está ao alcance para que os servidores possam receber em dia”, afirmou Zema, que assumiu o governo do estado em janeiro de 2019..

Parcelas


A primeira parcela do abono natalício, no valor de R$ 2 mil, foi paga no dia 23 de dezembro de 2020, quitando integralmente o benefício para 39% do funcionalismo estadual. Nos últimos anos, nenhuma parcela do benefício havia sido paga no ano vigente para todos os servidores.

Nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2021 também foram depositadas parcelas de até R$ 2 mil para os servidores que ainda tinham valores a receber. Nesta sexta-feira (9/4), o pagamento de todos os funcionários públicos foi concluído.

Receitas extras


O pagamento foi viabilizado a partir do empenho fiscal e de gestão do Governo de Minas, além da entrada de recursos extraordinários no caixa do Estado, como os decorrentes da Lei Kandir.

Histórico


Além de herdar dívidas bilionárias com os municípios e fornecedores, o governador Romeu Zema teve que assumir, no início de sua gestão, em 2019, o pagamento do 13º do funcionalismo estadual referente a 2018 – não efetuado pela administração anterior. O benefício foi quitado em outubro de 2019. Já em 2020, o pagamento do 13º salário referente a 2019 foi quitado em maio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)