(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REGIÃO METROPOLITANA

Prefeitos da Grande BH elegem duas mulheres para comando da associação

Foram eleitas nesta tarde Ilce Alves Rocha Perdigão, prefeita de Vespasiano, para ocupar a presidência da Granbel, e Marília Campos, de Contagem, como vice


27/01/2021 16:28 - atualizado 27/01/2021 17:25

Eleição da nova direção da Associação de Municípios da Grande Belo Horizonte (Granbel)(foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
Eleição da nova direção da Associação de Municípios da Grande Belo Horizonte (Granbel) (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
Os prefeitos de cidades da Grande BH elegeram na tarde desta quarta-feira (27/01) Ilce Alves Rocha Perdigão (PSDB), prefeita de Vespasiano, a nova presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel). A prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), foi eleta vice-presidente. 

A reunião foi realizada na sede da Granbel, no Bairro Santo Agostinho, na Região Centro-Sul da capital. A eleição teve chapa única. Na segunda-feira (25/01), os prefeitos já haviam se reunido para debater a pauta.

"Que os municípios possam ter vez e voz, que possam unificar ao máximo as ações que não são fáceis. A gente unificar o máximo. Os problemas são muito próximos e muito pertinentes dentro dos munícios", disse Ilce Perdigão. Ela colocará em pauta discussões sobre o transporte, saúde e educação e saneamento. "Que a Granbel possa se unir com esse propósito e que fortaleça a Grande BH", acrescentou.

A nova presidente defendeu a importância de uma ação coletiva entre as cidades no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. "Eu já cobrava isso dos prefeitos, principalmente, das grandes cidades. Belo Horizonte fazia suas ações e eu já cobrava que o Kalil pudesse intermediar essas ações, porque os municípios menores sofriam muito com as decisões tomadas por algumas cidades", disse.

 

Ilce Perdigão substitui no cargo o ex-prefeito de Nova Lima, Vítor Penido de Barros. Ele fez parte da gestão de prefeitos que fundou a Granbel em 1975, quando a Região Metropolitana era composta apenas por 14 municípios. Hoje, são 34.

O prefeito de BH, Alexandre Kalil (PSD), participou da reunião, e deu uma breve entrevista após a eleição. Disse que a reabertura do comércio está próxima.

Dos 34 municípios da Granbel, 18 prefeitos foram reeleitos para o mandato de 2021/2024, São eles: Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Caeté, Ibirité, Itaguara, Jaboticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Nova União, Raposos, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo e Vespasiano. Outros prefeitos não se candidataram e alguns já estavam cumprindo seu segundo mandato.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)