(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Pesquisa de dezembro de 2020 mostrava Bolsonaro com 46% de aprovação

Meme compartilhado diz que pesquisa do Ibope revelou que a aprovação de Bolsonaro chegou a 80%; mas isso é falso


26/01/2021 19:48 - atualizado 27/01/2021 09:19

Um meme compartilhado mais de 6,7 mil vezes nas redes sociais desde o último dia 18 de janeiro afirma que uma pesquisa Ibope revelou que a aprovação do presidente Jair Bolsonaro chegou a 80%. Mas isso é falso: uma consulta às pesquisas divulgadas pelo instituto mostrou que na análise mais recente, de 16 de dezembro de 2020, a aprovação do mandatário estava em 46%.

“Pesquisa Ibope. Aprovação de Bolsonaro vai a 80%. Se você não viralizar, a grande mídia não fará isso por você. #FechadosComBolsonaro”, diz o texto que acompanha uma foto do presidente no meme, compartilhado milhares de vezes no Facebook (1, 2, 3) e que também circulou no Instagram (1, 2).

As postagens sobre a suposta aprovação de Bolsonaro ter atingido 80% ganharam força depois que, em 22 de janeiro de 2021, foi divulgada uma pesquisa EXAME/IDEIA indicando que a aprovação de sua gestão chegou a 26%, enquanto o seu índice de desaprovação foi de 45%.

Segundo a pesquisa, esses percentuais se devem à crise de saúde em Manaus, capital do Amazonas, desencadeada pela segunda onda de covid-19 e agravada pela escassez de oxigênio na rede hospitalar da cidade, e aos “desencontros sobre o cronograma de vacinação.

A alegação de que Bolsonaro atingiu 80% de aprovação em uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), no entanto, é falsa.

Na seção do site do Ibope sobre a popularidade do presidente encontra-se a pesquisa mais recente feita pelo instituto a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 16 de dezembro de 2020. 

Nela, indica-se que a aprovação de Jair Bolsonaro caiu entre setembro e dezembro, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, passando de 50% para 46%.

Uma busca no site do Ibope pelos termos “Bolsonaro + aprovação + 80%” também não fornece qualquer resultado a respeito de uma pesquisa que tenha tido esse percentual de aprovação.

Usando a funcionalidade “lupa” da ferramenta de análise de imagens InVid-WeVerify* é possível ver que o número 80 está sobreposto ao meme original, inclusive com a cor azul esfumada ao fundo.

Captura de tela feita em 26 de janeiro de 2021 de uma publicação no Facebook
Captura de tela feita em 26 de janeiro de 2021 de uma publicação no Facebook

Uma pesquisa com a ferramenta CrowdTangle pela frase “Pesquisa Ibope aprovação de Bolsonaro vai a” mostrou que essa imagem começou a circular no Facebook e no Instagram em setembro de 2020, mas indicando que a aprovação de Jair Bolsonaro tinha chegado a 50%, não 80%.

De fato, em setembro do ano passado foi divulgada uma pesquisa Ibope sobre a aprovação do governo que mostrou um crescimento de 41%, em dezembro de 2019, para 50%, em setembro de 2020.

Um conteúdo semelhante foi verificado pelas equipes do Aos Fatos e da Agência Lupa.

*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)