(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

Zema é 'reprovado' nas redes após afirmação do governo de MG sobre vacina

Maior parte das postagens classificadas na análise eram de pessoas que não gostaram de saber que o estado aguardará União pelas doses contra a COVID-19


08/12/2020 22:02 - atualizado 09/12/2020 07:19

Afirmação do governo de Minas não foi bem digerida por boa parte dos internautas(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Afirmação do governo de Minas não foi bem digerida por boa parte dos internautas (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Após o governo de Minas Gerais afirmar, nessa segunda-feira (7/12), que vai esperar a Implementação do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde sobre as vacinas contra a COVID-19, o governador Romeu Zema (Novo) se deparou com boa parte dos internautas contrários à medida. É o que mostra a pesquisa realizada pelo Instituto Vox Radar, exclusiva para o Estado de Minas.

De acordo com a análise, 64,02% dos comentários classificados eram contrários ao governador. A plataforma da Vox Radar monitorou interações espontâneas e direcionadas à conta de Romeu Zema no Twitter, ou seja, comentários feitos diretamente no perfil de Zema ou de usuários que marcaram a conta do chefe do Executivo estadual.

Após anunciar que Minas Gerais seguiria o Plano Nacional de Imunização (PNI), o nome de Zema figurou entre os assuntos mais comentados no Twitter ao longo de boa parte do dia. No total, a plataforma identificou 30.397 interações envolvendo o nome do governador após a declaração. Na semana passada, a média diária de interações foi de 5.203.

Discussão a nível nacional


Desde que foi anunciada a data prevista para o início da vacinação em São Paulo, com doses da CoronaVac - feita pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan -, o software da Vox Radar identificou um crescimento vertiginoso na quantidade de menções da palavra “vacinação”, associada com o termo “CoronaVac”.

O anúncio, feito pelo governador de São Paulo João Dória (PSDB), ocorreu nessa segunda. Nas quatro primeiras horas depois da informação, foram registradas 245.479 interações envolvendo “vacinação” e “CoronaVac”. Na semana anterior, por exemplo, o termo “vacinação” foi citado, no Twitter, 48.665 vezes por dia. Um aumento de 504,41% em comparação com a média diária da semana passada.

O termo “CoronaVac” chegou a ficar nos assuntos mais comentados do Twitter durante boa parte da tarde de ontem. Além disso, foi possível perceber a disputa política entre João Dória e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que se mostrou contrário à vacina produzida pela Sinovac e Butantan. As contas mais mencionadas depois do anúncio foram justamente a do governador de São Paulo e do líder do Palácio do Planalto, respectivamente.

Entre as 245.479 interações, o software capturou um sentimento positivo na grande maioria das postagens, fato revelado pelo índice de sensibilidade no tempo.

Kalil


A análise também verificou um aumento na volumetria de interações envolvendo o nome do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), após a entrevista concedida ao programa Roda Viva, da TV Cultura, no dia 30 de novembro.

Antes da data citada, a média de interações mencionando o nome de Kalil, espontaneamente ou diretamente, era de 6.835 por dia. Depois da entrevista, a média diária subiu para 24.676 interações, com o prefeito de BH figurando nos assuntos mais comentados do Twitter em diversos momentos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)