(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Rachadinha volta a assombrar Bolsonaro com deputado Arthur Lira

Parlamentar está na lista do presidente para disputar a Presidência da Câmara dos Deputados no ano que vem


03/12/2020 10:26 - atualizado 03/12/2020 12:37

(foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
(foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
O deputado federal Arthur Lira (Progressista/AL) esbarrou, nessa quinta-feira (03/12), em um obstáculo para se firmar como candidato do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para disputar a presidência da Câmara em fevereiro do ano que vem.

O esquema conhecido como rachadinha, que ameaça o governo do presidente, pode tirar Lira do páreo.

Lira é filiado ao mesmo partido de dois dos três filhos do presidente que estão na política: o vereador reeleito Carlos Bolsonaro (RJ) e senador Flávio Bolsonaro (RJ), ambos suspeito de participar do mesmo esquema no qual há suspeição de participação de Lira, a rachadinha - assim denominado desvio de recursos públicos por meio de assessores parlamentares.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL/SP) ainda continua no partido pelo qual o presidente disputou a ganhou as eleições presidenciais.

 

Documentos sigilosos


Documentos até então mantidos sob sigilo e obtidos pelo jornal O Estado de S.Paulo, e publicados nesta quinta-feira (03/12), indicam desvio entre 2001 e 2007, de R$ 254 milhões dos cofres públicos em Alagoas.

Somente Lira teria movimentado R$ 9,5 milhões em sua conta, quando ocupou o cargo de deputado estadual.

As informações estão em uma ação penal que Lira ainda responde na Justiça de Alagoas. Ele já foi condenado pelo caso na esfera cível.

A então procuradora-geral da República, Raquel Dodge, em 2018, pediu a prisão de Arthur Lira, o candidato bolsonarista à presidência da Câmara.

A PGR acusou o deputado de de ter comandado um esquema de rachadinha em Alagoas e denunciou-o pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)