(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GRANDE BH

Eleições 2020: Christiano Xavier vence e é reeleito em Santa Luzia

Delegado recebeu 71,98% dos votos no município da Grande BH


15/11/2020 23:04 - atualizado 16/11/2020 00:18

Christiano Xavier chegou a informar que não iria concorrer à reeleição (foto: Reprodução/Redes Sociais )
Christiano Xavier chegou a informar que não iria concorrer à reeleição (foto: Reprodução/Redes Sociais )
Christiano Xavier (PSD), atual prefeito de Santa Luzia, na Região Metropolitana de BH (RMBH), venceu a eleição deste domingo (15) com 74.920 votos. Vindo de um mandato atípico, de apenas dois anos e meio, Christiano, de 43 anos, travou uma batalha contra a oposição durante seu governo e sua campanha. Christiano tem como vice Luiz Sérgio Ferreira Costa, mais conhecido como Pastor Sérgio (PSD), que também é vice-prefeito na atual gestão.

Também conhecido como Delegado, Christiano enfrentou um processo de impeachment a apenas dois meses das eleições. Em setembro, a maioria dos vereadores da Câmara Municipal de Santa Luzia votou pela instauração do processo contra Christiano Xavier.
 
Entre outras acusações, o prefeito iria responder por supostamente impedir o funcionamento regular da Câmara e não apresentar proposta orçamentária em tempo devido ao Legislativo. 
 
Em outubro, em uma nova votação, a Câmara decidiu pelo arquivamento do recém-instaurado processo de impeachment, que não chegou sequer à fase de julgamento. Após a votação, o prefeito comparou alguns vereadores da cidade aos “Trapalhões”, dizendo que “só ficam querendo atrapalhar”. 
 
No início de 2020, Christiano Xavier havia dito que não tinha intenção em concorrer à reeleição. Segundo o prefeito, a pressão da oposição o havia deixado cansado e desanimado. Christiano acusou vereadores de atuarem baseados na política do “toma lá, da cá”, exigindo compensações por votos e apoio aos projetos do prefeito. 
 
Às vésperas da eleição, o Delegado afirmou que esperava “ter paz para trabalhar” em seu próximo mandato, mantendo uma relação mais tranqüila com a Câmara de Vereadores da cidade. 
 

Propostas 

Entre as propostas de Christiano Xavier para o próximo mandato estão a reforma do código tributário municipal, com o objetivo de tentar atrair investimentos para Santa Luzia. Segundo Christiano, os recursos arrecadados pelo município não são suficientes para manter uma cidade “carente”. “Um quarto da população é dependente de programas sociais. Isso é muito”, disse. 
 
Outra proposta do prefeito para seu novo mandato é incentivar empréstimos para micro e pequenos empreendedores de Santa Luzia. “A prefeitura vai bancar os juros dos empréstimos. Vamos colocar R$ 30 milhões para aquecer a economia”, afirmou. 
 
O prefeito também prometeu incentivar o produtor rural do município tirando do papel a construção do mercado municipal de Santa Luzia. 
 

Uma cidade, vários prefeitos 

Santa Luzia teve quatro prefeitos nos últimos quatro anos. Christiano Xavier assumiu em 2018. Em 2016, após a morte do então prefeito Carlos Calixto, em decorrência de um aneurisma cerebral e duas paradas cardiorrespiratórias, o cargo na administração municipal de Santa Luzia se tornou palco de uma verdadeira dança das cadeiras.

A sucessora de Calixto, Roseli Pimentel, sofreu uma série de condenações na Justiça Eleitoral e foi afastada ainda em 2017. Até as eleições extemporâneas realizadas em julho de 2018, sentaram-se na cadeira de prefeito o vice de Roseli Pimentel, Fernando César, e o então presidente da Câmara, Sandro Dias, derrotado por Christiano Xavier nas eleições de 2018.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)