(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2020

Ministro Luiz Roberto Barroso garante segurança na apuração dos votos

Em coletiva, presidente do TSE garantiu que ataque hacker não apresentou nenhum resultado e que problema na divulgação dos votos é técnico


15/11/2020 21:25 - atualizado 15/11/2020 21:43

Ministro Luiz Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral
Ministro Luiz Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (foto: TSE/Reprodução)
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Roberto Barroso, concedeu entrevista coletiva neste domingo (15), para balanço parcial das eleições municipais de 2020. Barroso ressaltou que a apuração dos votos está normal e que um problema técnico num servidor é o responsável pela lentidão na divulgação dos resultados.

 

"O problema foi exclusivamente aqui no TSE. Os dados chegaram totalmente íntegros dos tribunais regionais para a totalização. Apenas o processo de somar as mais de 400 mil seções é que ficou extremamente lento em razão de um dos processadores ter sofrido um problema técnico", afirmou o ministro.

 

Barroso confirmou a tentativa de ataque cibernético no sistema da Justiça Eleitoral, mas garantiu que foi repelido na hora, lembrou que as urnas eletrônicas não estão conectadas em rede e que não são vulneráveis ao tipo de ofensiva de hackeamento.

 

“Foi um ataque de negação de serviço, no qual os hackers tentam derrubar o sistema com um grande número de acessos. O ataque da manhã não apresentou nenhum resultado, pois ele foi repelido na hora. Sempre lembramos que as urnas não estão em rede. Elas não são vulneráveis a um tipo de ataque que possa interferir no processo eleitoral", completou.

 

A apuração dos votos e divulgação dos resultados das eleições municipais de 2020 aparenta lentidão quando comparada aos processos de contagem dos últimos pleitos. As urnas foram fechadas às 17h deste domingo (15).

 

Mais cedo, o aplicativo para justificar ausência nas eleições municipais deste ano também apresentou falhas. Segundo o TSE, a falha no e-título foi provocada pela grande quantidade de downloads.

 

*estagiário sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)