(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas JUSTIÇA ELEITORAL

Eleitor poderá votar via celular em 2022 caso seja seguro, afirma TSE

Tribunal desenvolve estudos para que a votação seja feita por smartphones com intuito de baratear as eleições


15/11/2020 17:20 - atualizado 15/11/2020 17:30

TSE avaliará a possibilidade de implantação de novo sistema(foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)
TSE avaliará a possibilidade de implantação de novo sistema (foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)
  
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) avalia a possibilidade do uso de smartphones para a votação a partir da eleição de 2022. Porém, para isso, a tecnologia tem que passar pelos testes de segurança absoluta. O ministro Luís Roberto Barroso ainda afirmou que o TSE feito estudos para a implantação do novo sistema.
 
“Quanto a aplicabilidade ou não do novo modelo em 2022, vai depender da segurança que nós possamos ter com as alternativas oferecidas. Como eu disse, nós temos um teste tríplice: segurança, sigilo e eficiência. Se algum dos modelos se mostrar confiável, eu imagino que sim, que nós possamos começar implantar em 2022”, disse.
 
O projeto 'Eleição do Futuro' foi revelado pelo presidente do TSE em visita a Valparaíso, em Goiás, neste domingo (15).  Segundo Barroso, o objetivo central é baratear os custos gerais das eleições. 
 
Para dar continuidade aos estudos, uma comissão será montada pelo TSE para avaliar o projeto. A Justiça Eleitoral também vai analisar a possibilidade da implantação progressiva do voto pelo celular. 
 

Risco de fraudes? 

 
Questionado sobre o risco de fraudes e ataques cibernéticos, Barroso afirmou que a mudança no sistema de votação só será feita caso seja seguro. “Nós só vamos migrar de um sistema para outro se nós tivermos segurança”, pontuou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)