(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas JEQUITINHONHA

Minas Novas: Oposição acusa prefeito de manobrar por candidatura única

Mudanças na executiva do PTB local teriam inviabilizado uma segunda candidatura na cidade


04/11/2020 15:18

Vista parcial da cidade de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
Vista parcial da cidade de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
A corrida pela prefeitura de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, foi marcada por uma mudança. O ex-candidato a prefeito Roger Castro (PR), da coligação Renova (MDB/Podemos/Cidadania/PR/PSDB) renunciou à corrida eleitoral na segunda quinzena de outubro.

O substituto dele na chapa, o empresário José Pedro Cordeiro (Cidadania), alega que o atual prefeito da cidade - e candidato à reeleição, Aécio Guedes Soares (Republicanos), fez manobras para inviabilizar o lançamento de nomes à prefeitura pela oposição e se manter sozinho na disputa.

Cordeiro afirma que o atual prefeito, por meio de “barganhas” impediu a candidatura do dentista Jailson Vieira, que entraria na disputa da sucessão municipal pelo PTB.

Segundo ele, faltando poucos dias para a convenção, a executiva do PTB local, que era comandada pelo dentista e formada por nomes da oposição, foi refeita e formada por pessoas ligadas à situação. Com a  manobra, argumenta, foi impedida a candidatura de Jailson Vieira, que entrou com ação na Justiça, com objetivo de retomar o comando do PTB e concorrer à sucessão municipal.

O filho de Jailson, Roger Castro (PR), registrou sua candidatura a prefeito, anunciando que seu objetivo era manter a luta o sonho do pai de buscar “dias melhores para Minas Novas”.

Mas, no dia 24 de outubro,  Roger Castro renunciou à candidatura. Em carta dirigida à comunidade, ele relatou que tinha registrado o seu nome na sucessão  municipal somente para evitar que a cidade tivesse uma candidatura única a prefeitura.  “Assumi a candidatura ao cargo de prefeito para aguardar a decisão judicial, que poderia dar ao meu pai o direito de exercer a sua cidadania”, afirmou.

Ao substituir Roger Castro como candidato da oposição,  José Pedro Cordeiro, também em carta dirigida à população de Minas Novas, afirmou que decidiu entrar na disputa para impedir “o risco de chapa única na disputa da prefeitura, o que, segundo ele, seria uma “ameaça à democracia”.

Cordeiro disse que, além do PTB, outro partido que se preparava para disputar as eleições em Minas Novas e que era constituído por pessoas da oposição teve a executiva destituída e passou  ser controlado pela situação no município: o PSB.

Câmara Municipal

O empresário, que é dono de uma rádio na cidade, afirma que, com as articulações e manobras do atual prefeito de Minas Novas, a situação conta com 90 candidatos a vereador, enquanto a oposição tem somente 10 candidatos a Câmara Municipal. 

Ele declarou ainda que, na atual legislatura, o prefeito Aécio Guedes Soares conta com o apoio dos 13 vereadores da cidade. Com  isso, argumenta, foram  impedidas a formalização e a investigação de denúncias contra a atual gestão da prefeitura por parte da Câmara  Municipal de Minas Novas.

Na carta aberta à população, José Pedro afirma que a sua entrada na disputa da prefeitura também visa a eleição de vereadores por parte da oposição. “No meu entendimento, uma candidatura única para eleger 13 vereadores e prefeito de um só lado configura um grande risco para democracia e, com certeza, um regime totalitário, abrindo brechas para perseguições de pessoas que pensam diferente”, sustenta. 

A reportagem tentou, mas não conseguiu contato com o atual prefeito de Minas Novas e candidato à reeleição, Aécio Guedes Soares. Ele concorre a um segundo mandato pela Coligação Minas Novas Cada Vez Melhor, que reúne os partidos Republicanos, PP, PSD, Avante, PT, PTB, DEM, PSB, PV e Pros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)