(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POLÍTICA

Primo dos Bolsonaro ganha cargo no Senado a pedido do senador Carlos Viana

Carlos Viana, do PSD, articulou para que Léo Índio fosse admitido na Primeira-Secretaria da Casa


03/11/2020 11:59 - atualizado 03/11/2020 14:35

 

Léo Índio e Bolsonaro já posaram para fotos lado a lado.(foto: Facebook/Reprodução)
Léo Índio e Bolsonaro já posaram para fotos lado a lado. (foto: Facebook/Reprodução)
Nomeado nesta terça-feira como servidor da Primeira-Secretaria do Senado Federal, o primo dos filhos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Leonardo Rodrigues de Jesus, foi contratado a pedido do senador mineiro Carlos Viana (PSD). A intenção, segundo apurou o Estado de Minas, é que Léo Índio, como é conhecido, trabalhe no gabinete de Viana.

O pedido de Viana para a contratação de Léo Índio foi confirmado pela assessoria do senador. O staff do mineiro, contudo, não informou onde ele dará expediente.

A nomeação de Léo Índio foi publicada na edição desta terça do Diário Oficial da União (DOU). Embora esteja lotado na Primeira Secretaria, cujo titular é o acreano Sérgio Petecão (PSD), ele pode, conforme diz o Regimento Interno do Senado, ser cedido para prestar serviços a outro parlamentar.

Até o mês passado, Léo Índio era servidor da equipe de Chico Rodrigues (Dem/RR), senador flagrado com dinheiro na cueca em uma operação da Polícia Federal. O parente dos Bolsonaro deixou o cargo, enquanto Chico foi desligado da vice-liderança do governo. 


Ele tem forte ligação com Carlos, vereador do Rio de Janeiro pelo Republicanos.

 

Léo Índio foi nomeado com o mais alto cargo comissionado do Senado, identificado pela sigla SF02. Assessores parlamentares de tal porte recebem R$ 17.319,31 mensais, segundo a tabela de vencimentos da Casa. 

 

A reportagem tenta, desde a manhã desta terça, contatar diretamente Carlos Viana. As ligações, entretanto, acabaram endereçadas à Caixa Postal.

 

O primo dos filhos do presidente é sobrinho de Rogéria Bolsonaro, ex-esposa de Jair. Ele deixou o gabinete de Chico para preservar a imagem do Palácio do Planalto em meio ao caso do dinheiro nas nádegas. De lá para cá, houve lobby para colocá-lo em outra função pública.

Léo apareceu em diversos vídeos divulgados por Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2018.

 

Viana, por sua vez, está em primeiro mandato. Ele é cotado para ocupar a vaga deixada justamente por Chico Rodrigues na vice-liderança do governo no Senado. 

Dono de dinheiro na cueca está afastado


No fim do mês passado, o roraimense Chico Rodrigues pediu licença de 121 dias das atividades parlamentares. Na roupa íntima dele, foram encontrados R$ 30 mil. Léo Índio foi admitido pelo parlamentar em abril do ano passado, também por meio de cargo comissionado.

No Instagram, Léo tem 12,8 mil seguidores e se apresenta como sobrinho de Bolsonaro. Em meio a fotos com integrantes da família e uma imagem ao lado do ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, há um vídeo com escritos que chamam a ex-presidente Dilma Rousseff de “anta”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)