(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2020

Kalil se reúne com representantes do Mercado Central e planeja bares utilizando mais espaço em ruas e calçadas

Prefeito de BH e candidato à reeleição trata ponto como uma das propostas no próximo governo caso siga no cargo


07/10/2020 14:05 - atualizado 07/10/2020 14:29

Kalil e Fuad Noman, candidato a vice-prefeito, durante reunião no Mercado Central(foto: Leandro Couri/EM/D. A. Press)
Kalil e Fuad Noman, candidato a vice-prefeito, durante reunião no Mercado Central (foto: Leandro Couri/EM/D. A. Press)
Prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição nas eleições municipais deste ano, Alexandre Kalil (PSD) se reuniu com diretores e comerciantes do Mercado Central de BH na tarde desta quarta-feira (7). Entre os assuntos abordados, o governante falou sobre um dos principais pontos para a capital mineira a partir de 2021, caso siga no cargo: mais ocupação de ruas e calçadas por parte de bares e restaurantes, com utilização de cadeiras, mesas e outros componentes.

O encontro marcou mais uma vez a tentativa de reaproximação de Kalil com o setor do comércio. A relação ficou abalada desde março deste ano, com a pandemia do novo coronavírus, devido a restrição das atividades comerciais na cidade. Segundo o prefeito, a tendência de maior utilização do espaço público obedece questões sanitárias e ajuda no desenvolvimento econômico.

“É hora de ajudar o comércio a usar o espaço público. ‘Ah, porque quando o pedestre vai andar, colocaram muita mesa, vai ter que fazer uma curvinha’, ele vai ter que fazer uma curvinha sim. Porque esses comerciantes, esses pequenos comerciantes, pequenos empresários, sofreram demais, e agora vão ter os pedestres que passar mais apertadinhos na calçada, pois vamos ajudar esse povo”, disse Kalil, em entrevista coletiva após a reunião.

Atualmente, o mobiliário de um bar não deve ficar a uma distância inferior a cinco metros das esquinas. Podem ser instaladas mesas e cadeiras em passeios e parklets ao longo da extensão do estabelecimento, podendo avançar em até seis metros para cada lado do comércio. A tendência é de que essas distâncias sejam ampliadas em toda cidade e não somente no Mercado Central, podendo fechar até as ruas.

“É uma tendência para Belo Horizonte, para a recuperação desse povo. Quando se ocupa com ordem, disciplina, tendo consciência do que faz, pereniza a ocupação. Pois o espaço público é para ser usado pelo público. Temos uma linha muito tênue entre a burocracia e a baderna. Temos que fazer o espaço público funcionar para a população, mas sem desordem. Precisa perenizar isso, para ficar para sempre. Você acha que eu vou tirar aquela feira (Hippie, da Afonso Pena) daquele modelo, a não ser aperfeiçoar? Está muito melhor do que era. Por que não foi feito antes?”, completou.

Kalil finalizou a entrevista dizendo que, caso eleito, 2021 será o ano “da indústria, do serviço e do comércio”. Além de o prefeito, o candidato a vice Fuad Nomam (PSD) também esteve presente no encontro com representantes do Mercado Central, no próprio complexo.

“Vamos flexibilizar a cidade. ‘Ah, mas vai apertar o pedestre’. Mas esse povo morreu de fome, porra, cinco meses. Vai apertar o pedestre mesmo. Vamos flexibilizar, não é fazer camelódromo não, isso é comerciante ocupar. Pode ocupar mais área na rua, vamos tentar fechar mais ruas, botar mais bares. 2021, se Deus quiser, se a gente conseguir passar pela pandemia, é o ano da indústria, do serviço e do comércio”, finalizou.

O Mercado Central viveu momentos de fechamento total e reabertura parcial de março deste ano até setembro. O local já funciona sem interrupção desde maio e com um protocolo pré-estabelecido pela Prefeitura de BH, atualizado constantemente. De acordo com a organização, ao menos 30 lojas que funcionavam dentro do complexo, na Região Central da capital mineira, quebraram devido à crise causada pela COVID-19.

O primeiro turno das eleições municipais deste ano será em 15 de novembro. O segundo, caso necessário, será no dia 29 do mesmo mês.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)