(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

'Paulo Guedes já perdeu muita influência sobre Bolsonaro', afirma ministro

A pressão sobre Guedes será maior por causa do risco de volta da inflação diante da disparada dos preços do alimentos


13/09/2020 17:13

Inflação alta, puxada pela comida, é o pior imposto sobre os pobres(foto: MARCELLO CASAL JR/ AGÊNCIA BRASIL)
Inflação alta, puxada pela comida, é o pior imposto sobre os pobres (foto: MARCELLO CASAL JR/ AGÊNCIA BRASIL)
Um dos ministros mais próximos do presidente Jair Bolsonaro assegura que seu colega da Economia, Paulo Guedes, o Posto Ipiranga, perdeu muito da influência que tinha sobre o chefe do Executivo.

“Nós, que estamos no dia a dia do governo, que falamos diariamente com o presidente, estamos cientes de que Paulo Guedes já não faz tanto a cabeça do chefe”, afirma o ministro. “Diria que a relação entre eles hoje é mediana”, acrescenta.

A avaliação no Palácio do Planalto é a de que Guedes, para reconquistar espaço no coração de Bolsonaro, terá que mostrar resultados muito bons na economia nos próximos dois anos. Isso é considerado vital para a reeleição do presidente.

“Não bastam promessas. É preciso entregar”, diz o mesmo ministro. “Antes da pandemia do novo coronavírus, o ritmo de recuperação vinha aquém do desejado. Com a covid, foi um desastre. O auxílio emergencial reduziu parte dos estragos, mas 2021 e 2022 terão que ser muito bons”, emenda.

A pressão sobre Guedes será maior por causa do risco de volta da inflação diante da disparada dos preços do alimentos. O Ministério da Economia reclamou de uma ação do Ministério da Justiça, que interpelou redes de supermercados pelos reajustes, mas Bolsonaro deu aval ao movimento do ministro André Mendonça.

Se a carestia se estender por muito tempo, o Planalto está certo de que parte do apoio que o presidente conquistou entre a população de mais baixa renda, sobretudo no Nordeste, vai se perder rapidinho. Inflação alta, puxada pela comida, é o pior imposto sobre os pobres. Guedes que se cuide.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)