(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SEM PERMISSÃO

Artistas se revoltam por Zambelli usar sem permissão música de Wisnik e Tom Zé

'Apropriação repulsiva', disse autor de 'Xiquexique' sobre vídeo que exalta supostas ações de Bolsonaro no Nordeste


25/07/2020 17:29 - atualizado 25/07/2020 18:06

O compositor José Miguel Wisnik fez um depoimento nas redes sociais neste sábado (25) em repúdio ao vídeo postado pela deputada Carla Zambelli (PSL-SP) que exalta as supostas ações de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Nordeste.
 
No material, é utilizado um trecho da música Xiquexique (Wisnik e Tom Zé), que integra a trilha do espetáculo Parabelo (1997), do Grupo Corpo. No vídeo, Wisnik fala em see e também nos nomes de Tom Zé e do Corpo, que replicaram a mesma mensagem em suas respectivas redes.
 
“O vídeo procura construir a imagem de suposta ampla aceitação de Jair Bolsonaro no Nordeste, região onde, como sabemos, ele foi derrotado em todos os estados nas últimas eleições presidenciais”, afirma Wisnik.
 
Em sua fala, o compositor continua: “Trata-se de uma operação de construção de alavancagem da imagem de Jair Bolsonaro no Nordeste que quer tomar carona na nossa composição. Queremos declarar aqui que Parabelo não está à disposição desta utilização espúria e revoltante que vai contra tudo aquilo em que acreditamos e tudo o que a música representa, como alegria de viver, como força da cultura popular nordestina e como força da arte.”
 
Wisnik termina o vídeo dizendo que as devidas providências jurídicas estão sendo tomadas para “cercear essa apropriação repulsiva”. Com ironia, o compositor finaliza dizendo que “o presidente tem seu próprio sanfoneiro”, uma referência às aparições constrangedoras que o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, tem feito em lives de Bolsonaro tocando sanfona.
 
Para O Globo, Zambelli afirmou entender que o uso de apenas um trecho da música não desrespeitava a Lei dos Direitos Autorais.
 Veja vídeo de Zambelli 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)