(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

#StopBolsonaro: Movimento internacional finca mil cruzes em frente ao Congresso

Ato reúne participantes de 23 países, que criticam a conduta do governo no combate à pandemia de COVID-19; hashtag #StopBolsonaro liderou os trending topics do Twitter esta manhã


postado em 28/06/2020 09:55 / atualizado em 28/06/2020 16:19

(foto: Renato Cortez)
(foto: Renato Cortez)
A Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), amanheceu tomada por mil cruzes na manhã neste domingo (28). Elas representam as mortes pelo novo coronavírus registradas no país apenas neste sábado (27). Foram 994, segundo boletim do Ministério da Saúde. Desde março, a doença matou 57.103 brasileiros.

O ato integra o movimento internacional on-line #StopBolsonaroMundial, organizado por manifestantes de 23 países - entre eles Brasil, Portugal e Alemanha. Os participantes pedem o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que classificam como pior líder na condução da pandemia de COVID-19 em todo o mundo. 



“Nosso objetivo é explicitar a dor das famílias enlutadas pelas perdas das vidas em decorrência da política genocida do Bolsonaro”, explica Cleide Martins, uma das organizadoras da iniciativa, que faz parte do Coletivo Resistência e Ação. Ela e mais 30 pessoas foram hoje à Esplanada dos Ministérios instalar as cruzes no gramado. "Quando eu vi as duas caminhonetes carregadas com as mil cruzes, eu pensei: nossa, são mil vidas. Imagina o que são mais de 50 mil. Perdidas por uma coisa tão antiga, que é o negacionismo, o desprezo pela ciência, o desrespeito à vida", comentou a servidora pública. 


#Stopbolsonaromundial 

(foto: Renato Cortez)
(foto: Renato Cortez)
As cruzes na esplanada acompanham faixas com os dizeres "Bolsonaro, pare de negar" e " 50 mil mortes". Eventos semelhantes devem ocorrer ao longo deste domingo (28) em diversas cidades do mundo.  Em São Paulo, está programado um ato Fora Bolsonaro e Mourão hoje, a partir das 14 h, no vão do Masp (Museu de Arte de São Paulo), na Avenida Paulista. 

A hashtag #stopbolsonaromundial chegou a liderar os trending topics do Twitter nesta manhã. 

Veja a repercussão


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)