(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas IDEOLOGIA X CIÊNCIA

Bolsonaro cogita romper com OMS: 'Ou trabalha sem ideologia ou caímos fora'

Presidente da República voltou a criticar Organização Mundial de Saúde


postado em 05/06/2020 19:23 / atualizado em 05/06/2020 20:18

Presidente da República Jair Bolsonaro(foto: Agência Brasil)
Presidente da República Jair Bolsonaro (foto: Agência Brasil)

Na esteira do que fez o chefe do Executivo americano, Donald Trump, o presidente da República, Jair Bolsonaro, voltou a criticar a Organização Mundial da Saúde e disse que pensa em romper relações com o órgão.

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, em Brasília, Bolsonaro ironizou o fato de os Estados Unidos terem parado de financiar pesquisas científicas da organização.

"A OMS é o seguinte. O Trump cortou a grana deles, voltaram atrás em tudo. Um cara que nem é médico. E eu adianto aqui. O Estados Unidos saiu (sic) da OMS e a gente estuda, no futuro, ou a OMS trabalha sem o viés ideológico, ou nós vamos estar fora também. Não precisamos de gente lá de fora dar palpite na saúde aqui dentro", afirmou o presidente.

Bolsonaro seguiu com tom agressivo contra a organização e voltou a politizar os estudos com o medicamento hidroxicloroquina.

"Ou a OMS deixa de ser uma organização política, até partidária, ou nós estudamos sair de lá. E outra coisa, a própria OMS diz, cada país, cada caso é um caso. O presidente disse isso aí. Falou que não podemos tirar o direito de ir e vir dos mais humildes que tinham que buscar o pão para dentro de casa. Aqui no Brasil fecharam tudo. Então para que que serve essa OMS? A OMS recomendou há poucos dias não prosseguir mais o estudo sobre a hidroxicloroquina. Agora voltou atrás. É só tirar a grana deles que eles começam a pensar de maneira diferente", disse.

Nessa quinta-feira, a revista científica The Lancet publicou uma nota de retratação dos autores do estudo com cloroquina e hidroxicloroquina para Covid-19, publicado por ela própria em 22 de maio.

Os cientistas afirmaram não poder mais garantir a veracidade dos dados usados para fundamentar a pesquisa, que havia constatado risco no uso das substâncias contra o novo coronavírus.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)