(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas OPOSIÇÃO

PT decide apresentar pedido de impeachment contra Bolsonaro

Dirigentes do partido apontam que o presidente atua com ingerência durante a crise de coronavírus e coloca a sociedade em risco


postado em 15/05/2020 18:24 / atualizado em 15/05/2020 18:48

(foto: Marcos Correa/PR)
(foto: Marcos Correa/PR)
A Comitiva Nacional do PT decidiu, nesta sexta-feira (15/5), que o partido vai apresentar um pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro na próxima semana. Até então, a sigla tinha evitado endossar as solicitações de afastamento do chefe do Executivo, mesmo diante de dezenas de ações apresentadas no legislativo por outras entidades da sociedade civil e partidos políticos.

De acordo com o PT, o pedido será assinado em um "conjunto de movimentos sociais, organizações da sociedade civil, entidades e representantes da comunidade jurídica, além de outros partidos, como o PSOL, e frentes políticas". O caso será enviado para avaliação do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que tem outros processos do tipo parados em sua mesa.

A presidente da sigla, Gleisi Hoffman, afirmou que uma das razões é a ingerência de Bolsonaro sobre a crise de coronavírus pela qual passa o Brasil e o mundo. "Bolsonaro é incapaz de dar resposta à crise que estamos vivendo e não tem condições, nem capacidade administrativa e humana de conduzir o país. Briga com todo o mundo, e não protege o povo brasileiro", apontou a deputada.

Além de apresentar o pedido de impeachment, o PT quer se articular com outras legendas para aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permita a realização de eleições diretas em caso de vacância da presidência por um prazo de até seis meses antes das eleições.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)