(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CRISE

Dom Walmor sobre queda de Moro: 'Fere mais a credibilidade do governo'

Sergio Moro anunciou a saída num pronunciamento em que acusou o presidente Jair Bolsonaro de interferência política na Polícia Federal


postado em 24/04/2020 15:57 / atualizado em 24/04/2020 16:48

(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, criticou interferências políticas indevidas ao se manifestar na tarde desta sexta-feira (24) sobre a demissão do ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro. O ex-ministro anunciou a saída durante pronunciamento na sede da pasta, em Brasília, acusando o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de tentar interferir nos trabalhos da Polícia Federal. O substituto ainda não foi anunciado.



“A mudança no Ministério da Justiça e Segurança Pública evidencia intervenção política no comando de instituições que, nos parâmetros da Constituição Federal, devem e não podem deixar de ter autonomia e independência, inclusive para investigar autoridades. Trata-se de algo muito grave, que fere ainda mais a credibilidade do governo e das instâncias que deveriam zelar pelo cumprimento das leis. Oportuno recordar o que diz a Doutrina social da Igreja: ‘No Estado de direito, a lei é soberana, e não a vontade dos homens”, afirma Dom Walmor.

A saída de Moro ocorreu após desavenças com o presidente Jair Bolsonaro. A principal delas, a demissão do diretor-geral da Polícia Federal, delegado Maurício Leite Valeixo. Durante seu pronunciamento, o ex-ministro destacou o trabalho que fez dirigindo a pasta. Moro, relembrou que, ao aceitar o convite, em 2018, recebeu a garantia que teria “carta branca” para nomear seus auxiliares e autonomia total nas investigações da Polícia Federal.

Dom Walmor é  doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma, Itália) e mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico (Roma, Itália). Atualmente, ele exerce a função de arcebispo de Belo Horizonte. 
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Murta


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)