(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

Mandetta diz que indígena que veio do exterior não respeitou quarentena

Ministro não citou nomes nem qual grupo indígena pode estar vulnerável à virose causadora da pandemia. Amazonas registrou nesta quarta (1º) o primeiro caso nesse contingente da população


postado em 01/04/2020 19:36 / atualizado em 01/04/2020 20:29

(foto: Isac Nóbrega/PR)
(foto: Isac Nóbrega/PR)

 

Um indígena que veio do exterior não respeitou as recomendações de se manter em quarentena por 14 dias e retornou à sua aldeia, que pode estar vulnerável à COVID-19. As informações foram dadas pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em coletiva no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (1º).

 

Mandetta não deu o nome do indígena nem de qual etnia ele é membro. A fala do ministro ocorreu no mesmo dia em que o governo do Amazonas confirmou o primeiro caso da doença nesse grupo da população brasileira.

 

De acordo com o ministro, a saúde dos indígenas é uma das prioridades da pasta. Isso porque os índios têm o sistema imunológico mais vulnerável a viroses, fazendo com que uma eventual proliferação custe várias vidas.

 

O chefe da Saúde federal também ressaltou que muitos índios vivem em ambientes com bastante aglomeração, que é um dos agravantes para a transmissibilidade do coronavírus.

 

Primeiro caso

 

O governo do Amazonas e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) confirmaram, nesta quarta, que uma indígena moradora de Alto Rio Solimões testou positivo para o novo coronavírus.

 

Trata-se de uma jovem de 20 anos, que trabalha como agente de saúde. Ela foi diagnosticada na cidade de Santo Antônio do Içá.

 

De acordo com a Sesai, tudo leva a crer que ela pegou a doença de um médico – o primeiro profissional desse tipo infectado no Brasil. Ele passou férias no Sul do Brasil.

 

A equipe do médico contava com 15 integrantes. Doze pacientes indígenas também conviveram com ele.

 

Todos estão em isolamento e fizeram testes para a detecção do novo coronavírus. No entanto, apenas a mulher testou positivo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)