(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Após cogitar 'colapso', Mandetta diz que problemas no combate ao coronavírus não são fruto apenas do sistema de saúde

Ministro voltou a criticar a decisão, tomada por alguns governadores, de fechar estradas


postado em 20/03/2020 18:26 / atualizado em 20/03/2020 18:30

(foto: Reprodução/Agência Brasil)
(foto: Reprodução/Agência Brasil)
Horas após dizer que o sistema de saúde brasileiro deve entrar em “colapso” no fim de abril, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse, durante entrevista coletiva ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que um possível caos por conta da pandemia de coronavírus tem raízes mais profundas. Segundo Mandetta, as decisões de fechar estabelecimentos e estradas, tomadas pelos Executivos municipal e estadual, se não forem “bem pensadas”, podem complicar a situação do Brasil na luta contra a COVID-19.

“O colapso pode acontecer não apenas por causa da saúde. Vi algumas medidas de governadores, fechando estradas, como se o estado vizinho fosse o problema que, de repente, [pode ter] paralisou a produção de oxigênio, que vai o item do qual mais vamos precisar para garantir o sistema”, exemplificou.

Na última quarta-feira (18), Mandetta já havia se mostrado contrário ao fechamento de estradas. "Esses fechamentos de estradas, que alguns governadores insinuam, são um problema. Não adianta fechar tudo e faltar o frango. Se não chegar com cloro na água de todo o Brasil, a gente sai do vírus e cai em problema de qualidade de água", disse, à ocasião.


Falta de trabalhadores?

Prefeitos de várias cidades do Brasil optaram por suspender a circulação de ônibus. A paralisação do transporte público, segundo Mandetta, também atrapalha o funcionamento das casas de saúde país afora.

“Como fazer com que o trabalhador das unidades de saúde das grandes cidades se ele depende do transporte público? Se fecha o transporte público e não chega ninguém, tenho um colapso por falta de trabalhadores”, questionou o ministro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)