(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PMS AMOTINADOS

Ministros buscam solução para o impasse criado na segurança do Ceará

Sergio Moro, da Justiça, e Fernando Azevedo, da Defesa, desembarcam hoje em Fortaleza para acompanhar ação do Exército. Já são 122 assassinatos desde o início da greve dos policiais


postado em 24/02/2020 04:00 / atualizado em 24/02/2020 07:37

Soldados do Exército patrulham as ruas da capital cearense desde sexta-feira, substituindo os policiais(foto: JARBAS DE OLIVEIRA/AFP)
Soldados do Exército patrulham as ruas da capital cearense desde sexta-feira, substituindo os policiais (foto: JARBAS DE OLIVEIRA/AFP)

Brasília
– Os ministros da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e da Defesa, Fernando Azevedo, e o advogado-geral da União, André Mendonça, chegam hoje a Fortaleza para acompanhar a operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) autorizada pelo governo federal e que enviou para o estado tropas do Exército e da Força Nacional para patrulhar as ruas. Eles vão se reunir com o governador Camilo Santana (PT) para conversar sobre a crise. Moro confirmou a ida em postagem no Twitter. “É tempo de superar a crise e serenar os ânimos. Servir e proteger acima de tudo”, escreveu ele na rede social.

Mais 34 crimes violentos letais intencionais (homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte) foram registrados em todo o Ceará no sábado, segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social. Com isso, subiu para 122 o total de assassinatos registradas desde a última quarta-feira, depois que policiais começaram a ocupar quartéis e esvaziar pneus de viaturas em protesto contra a proposta de aumento salarial feita pelo governo.

A tensão envolvendo o governo cearense e policiais militares e bombeiros começou por uma demanda de reajuste salarial em dezembro. Quatro batalhões da PM foram atacados, segundo o governador do Estado, Camilo Santana (PT). As ações foram feitas por pessoas encapuzadas, mas o governo suspeita que os responsáveis sejam policiais. Por isso, Santana solicitou o apoio de tropas federais para reforçar a segurança.

Em nota, a Secretaria de Segurança compara o número de crimes violentos registrados dia a dia, ao longo da última semana, para demonstrar o impacto de cinco dias de motim policial no estado. Na segunda-feira, véspera do início dos protestos militares, foram registrados apenas três crimes violentos letais intencionais. Na terça-feira, foram contabilizados cinco casos. Na quarta-feira, o número de ocorrências saltou para 29. Na quinta-feira, 22 registros. E na sexta-feira, houve o maior número de vítimas até o momento: 37.

Legalmente, policiais militares são proibidos de fazer greve, motivo pelo qual os protestos da categoria são classificados como motim. Na sexta-feira, o governo cearense afastou por 120 dias 167 policiais militares que participam da paralisação. Os agentes deverão entregar identificações funcionais, distintivos, armas, algemas, além de quaisquer outros itens que os caracterizem nas suas unidades e ficarão fora da folha de pagamento a partir deste mês de fevereiro.

Os inquéritos militares instaurados contra os agentes afastados serão julgados pela Justiça Militar. Já os procedimentos administrativos disciplinares serão realizados pela Controladoria-Geral de Disciplina (CGD) da própria Polícia Militar. A pedido do governo cearense, mais de uma centena de policiais da Força Nacional desembarcaram em Fortaleza na última quinta-feira para reforçar a segurança.

No mesmo dia, o presidente Jair Bolsonaro autorizou o emprego de até 2,5 mil militares das Forças Armadas no estado. O decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União e vale pelo período de 20 a 28 de fevereiro. Policiais rodoviários federais também reforçarão o patrulhamento ostensivo.

CID GOMES 

O senador licenciado Cid Gomes (PDT-CE) recebeu alta do Hospital Monte Klinikum e já está em casa, em Fortaleza, onde continuará em reabilitação após ter sido baleado na quarta-feira, ao tentar romper com retroescavadeira o bloqueio de policiais amotinados num batalhão em Sobral. Em casa, ele fará fisioterapia respiratória e tomará antibióticos para restabelecimento da função pulmonar. No sábado, ele se submeteu a um exame de raios X que confirmou a existência de dois projéteis, alojados um ao lado da costela e outro no pulmão esquerdo, e de um fragmento de projétil. A assessoria do senador informou que, por decisão médica, não serão realizados procedimentos para a retirada desses projéteis.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)