(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aumento para segurança inviabiliza adesão de MG ao regime de recuperação, diz Maia

Presidente da Câmara dos Deputados afirmou estar assustado com proposta de reajuste para área da segurança apresentada pelo governador Romeu Zema à Assembleia Legislativa


postado em 07/02/2020 19:55 / atualizado em 07/02/2020 20:20

(foto: Câmara dos Deputados)
(foto: Câmara dos Deputados)
O presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM) afirmou ontem, durante um evento sobre concessões de rodovias, no Rio de Janeiro, que a proposta apresentada pelo governador Romeu Zema (Novo) de reajuste para os servidores da segurança vai inviabilizar a adesão de Minas ao plano de recuperação fiscal.

Ele fez uma crítica a aumentos concedidos por governantes sem que os cofres públicos tenham condições de arcar com os custos no futuro.

“Temos que cobrar contrapartidas dos prefeitos e governadores para que façam sempre seu ajuste fiscal. Fiquei assustado quando vi que o governador de Minas mandou para Assembleia uma proposta de aumento na área da segurança, de 11% no primeiro ano, depois 12% e 13%. Dá um aumento sem nenhuma condição fiscal. E depois vai inviabilizar a adesão de Minas ao plano de recuperação fiscal, porque a Câmara não vai votar um plano para flexibilizar as regras de gasto público”, afirmou Maia.

O governador Romeu Zema aponta a adesão ao plano de recuperação como única alternativa para conseguir equilibrar as contas de Minas Gerais. No entanto, uma das regras para os estados aderirem ao regime junto à União e deixar de pagar a dívida ao governo federal é não aumentar os gastos com a folha de pagamento, nem aumentar salários de servidores públicos.

O projeto de lei apresentado pelo governo de Minas para atender reivindicações dos servidores da segurança pública prevê reajuste de 13% a partir de julho deste ano, 12% a partir de setembro de 2021 e 12% a partir de setembro de 2022.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)