(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Produtora do Uruguai diz que exibição de filme sobre Chico Buarque foi censurada; Itamaraty nega

Documentário era cotado para integrar a mostra de produções brasileiras em festival que ocorrerá em outubro, em Montevidéu


postado em 13/09/2019 17:15 / atualizado em 13/09/2019 18:35

(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)


A produtora uruguaia JBM Procuciones acusou o Itamaraty de censurar a exibição do filme “Chico: Artista Brasileiro”, do diretor Miguel Faria Júnior, no festival de cinema brasileiro que será realizado em outubro em Montevidéu. Já o Itamaraty negou que tenha barrado o longa.

Em carta encaminha ao diretor do longa e publicada pela coluna de Ancelmo Gois, no jornal O Globo, a produtora afirma que recebeu o pedido para que o filme não fosse exibido durante o Festival Cine de Brasil 2019. “Esta manhã recebi uma surpreendente mensagem do expositor me dizendo que a Embaixada os chamaram para pedir que não mostrassem o filme de Chico naquele festival”, afirma a produtora.


Ainda na carta, a JBM Produccione demonstra preocupação com a interferência. “Embora seja lógico devido à situação política no Brasil, no Uruguai é muito sério que a exibição de um filme seja censurada, pois neste caso a JMB Filmes de Uruguay é a distribuidora e esse ato afeta nossos interesses”, diz o comunicado.


Procurada, a embaixada do Brasil em Montevidéu informou, via Itamaraty, que a produtora Inffinito a contatou para realizar o festival e que a produtora encaminhou a os filmes considerados na curadoria. “A embaixada limitou-se a indicar sugestões”.


Ainda de acordo com a embaixada, não coube a ela a seleção. “A seleção dos filmes é de responsabilidade dos produtores do evento. Na divisão de tarefas, foi solicitado à embaixada que contribuísse com coquetel de abertura e divulgação do evento no Uruguai”, informou por nota.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)