(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Câmara de Montes Claros rejeita homenagem a Ciro Gomes

Título de cidadão honorário havia sido proposto , mas acabou sendo retirado de pauta após repercussão negativa


postado em 08/08/2019 15:56 / atualizado em 08/08/2019 17:11

(foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Uma proposta de  homenagem ao ex-ministro, ex-governador do Ceará e ex-candidato a presidente da República Ciro Gomes (PDT) gerou polêmica em Montes Claros (Norte de Minas), com reação nas redes sociais. O político cearense receberia o título de Cidadão Honorário do município, mas, após a repercussão negativa, a proposição foi retirada da pauta de votação pela Câmara Municipal.

A proposta  foi apresentada pelo vereador Raimundo Pereira (PDT),o Raimundo do INSS. Antes da votação, começou a circular nas redes sociais uma campanha contra a homenagem a Ciro Gomes, intitulada “Ciro não. Vereadores, tenham dignidade e corrijam este erro absurdo”. O texto enfatizava que o ex-governador não tem vínculo com a cidade.

O texto compartilhado na internet e em grupos de Whataapp também faz crítica ao ex-ministro: “O pretenso homenageado não é merecedor do nosso respeito. Sua truculência política é um desastre”. O assunto entrou em discussão na reunião da Câmara Municipal de terça-feira (6). 

O vereador Raimundo do INSS pediu aos demais integrantes da Casa para votarem o projeto de lei da concessão do titulo para Ciro Gomes. “Votem como se estivessem aprovando um título para mim”, conclamou o vereador do PDT, que também citou na tribuna o nome do deputado estadual Carlos Pimenta (PDT) como um dos defensores da homenagem ao ex-governador do Ceará.

Porém, o apelo do autor da proposição não foi ouvido.  O vereador Oliveira Lega (Cidadania) criticou a proposta do titulo a Ciro Gomes, alegando que o ex-candidato a presidente da República pelo PDT não tem nenhum vinculo com Montes Claros e com o Norte de Minas. Com o mesmo argumento, a vereadora Maria Helena Lopes (PPL) pediu que  o  projeto de lei fosse retirado de pauta. A solicitação foi atendida pela mesa diretora da Câmara. 

Em entrevista ao Estado de Minas, nesta quinta-feira, o vereador Oliveira Lega disse que posicionou contrário ao titulo de cidadania ao ex-governador cearense “porque não vejo nenhuma necessidade de prestar homenagem a uma pessoa somente por motivo político, sem que homenageado tenha qualquer relação com a nossa cidade e com a região”. 

A vereadora Maria Helena também disse que é contra a aprovação da homenagem para Ciro Gomes pelo fato de o ex-ministro não ter “nenhuma ligação” com o Montes Claros e o Norte de Minas. “Quando o Ciro Gomes foi ministro da Integração Nacional (governo Lula) ele poderia ter ajudado o Norte de Minas no combate a seca e liberado recursos para a construçao de barragens na região. Mas, ele não fez isso”, sustenta Maria Helena.

O vereador Raimundo do INSS disse que apresentou a proposta do titulo de cidadania a Ciro Gomes para ser entregue no dia 23 de agosto, quando o ex-ministro deverá visitar Montes Claros para proferir uma palestra. O vereador alega que formulou a proposta em atendimento a pedido de correligionários de Ciro Gomes na cidade. “Não há nenhuma intenção pessoal da minha parte nisso. Acho que ele (Ciro) é um ser humano, que merece respeito. Todo ser humano tem qualidades e defeitos. Ninguém é perfeito”, afirmou o vereador.

Ele admitiu que teve acesso a mensagem que circulou nas redes sociais contra a homenagem a Ciro Gomes. “Mas, não importei para isso. Como eu disse, eu olho a homenagem ao ser humano, que é mais importante. Se fosse um titulo para o Bolsonaro eu também votaria a favor. Não vejo nenhum motivo para ser contra uma homenagem a  um ser humano”, argumenta Raimundo.

O vereador disse ainda que o projeto do titulo de cidadão honrário par Ciro Gomes foi retirado de pauta por causa do risco de ser rejeitado em plenário.

“Se a proposta do titulo para o Ciro Gomes fosse votado e reprovado seria constrangedor e ruim para nossa cidade junto a ele”, afirmou Raimundo do INSS. Ele admitiu que poderá reapresentar a proposta do titulo de cidadão honorário para o ex-governador cearense, “se tiver clima favorável entre os vereadores para a aprovação”.,


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)