(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mais de 400 funcionários da unidade UAI Praça Sete são dispensados

Eles foram pegos de surpresa pela volta do processo de privatização da central de empregos de BH, parado em 2015 e retomado há duas semanas


postado em 26/12/2018 16:39 / atualizado em 26/12/2018 17:22

(foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press (19/7/18))
(foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press (19/7/18))
Mais de 400 funcionários da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) da Praça Sete, no Centro, foram dispensados do trabalho nesta quarta-feira e orientados a esperar em casa por uma definição em relação ao seu emprego.

Eles foram pegos de surpresa pela volta do processo de privatização da unidade, parado em 2015 e retomado há duas semanas.


O comunicado é de que, em 2 de janeiro, a empresa que passará a administrar o serviço começa a atuar com novos contratados.

"Ninguém sabe o que vai acontecer. Queremos ter a chance de sermos realocados", afirma a atendente Flávia Pedra Rodrigues, de 36 anos, há nove no UAI.

Os funcionários dispensados fizeram nesta tarde passeata até o Ministério Público do Trabalho, onde ocorre audiência para tratar do assunto. 

A privatização da unidade afeta 453 funcionários contratados pela Minas Gerais Administração e Serviços (MGS) – prestadora de serviços a secretarias, órgãos e autarquias estaduais.

CONCURSOS 

De acordo com Renato Amaral, os funcionários da MGS que atuam no posto UAI da Praça Sete são concursados ou passaram por processo seletivo simplificado. “Eles não têm estabilidade, mas são empregados públicos. Precisa ter um motivo para a demissão. O principal pedido que estamos fazendo à MGS é a realocação dentro da própria empresa, porque ela tem hoje 27 mil funcionários que estão em várias frentes. A MGS está fazendo dois concursos. Já que vai abrir vaga, que realoque os empregados”, comentou.

Outro argumento do dirigente é que inquérito do Ministério Público de Contas de Minas concluiu que a MGS teria 1.119 comissionados contratados irregularmente e que esse número precisará ser substituído, gerando possíveis vagas para os possíveis demitidos do UAI.

TRANSIÇÃO 

A mudança no Posto UAI foi determinada em ordem de serviço assinada pelo secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães. De acordo com o documento, a Seplag revogou, em setembro deste ano, a suspensão da execução do contrato administrativo que estava parado desde março de 2015. Com isso, a concessionária ficou autorizada a assumir os serviços da UAI e tomar providências relacionadas a “patrimônio, transição de recursos humanos com a empresa atualmente operadora dos serviços (MGS), sistemas informatizados e contratos de manutenção”.


A concorrência vencida pela Praça Sete Central de Atendimento ao Cidadão S/A previa a realização de melhorias no edifício da UAI no Centro de BH, como pintura, restaurações e reformas. Os funcionários reclamam que, originalmente, haveria o fechamento para essas adequações e só depois a concessionária entraria em atuação. Com a retomada, dizem que isso será feito de imediato, gerando as demissões sem dar tempo aos funcionários.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)