(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

'Bancada de parentes' cresce na Câmara dos Deputados

Número de parlamentares com parentesco político passou de 113 em 2014 para 134 nestas votações, segundo levantamento preliminar de departamento da Câmara dos Deputados


postado em 16/10/2018 06:00 / atualizado em 16/10/2018 09:50

Plenário da Câmara terá 101 reeleitos e outros 37 estreantes que têm relação de parentesco com outros deputados ou senadores(foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo 1/8/18)
Plenário da Câmara terá 101 reeleitos e outros 37 estreantes que têm relação de parentesco com outros deputados ou senadores (foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo 1/8/18)

A chamada “bancada de parentes” registrou crescimento na Câmara dos Deputados. Um levantamento preliminar do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) indicou que o número de parlamentares com parentesco político aumentou 22% em relação a 2014, passando de 113 para 138 nestas eleições. Minas Gerais foi o terceiro estado que mais contribuiu para a elevação desses números.

Do total de eleitos na “bancada de parentes", 101 deram sequência em seus mandatos na Câmara. Outros 37 deputados foram eleitos pela primeira vez. O PP foi o partido que mais elegeu candidatos, com 15 nomes. PCdoB, PPL, PR, Psol e PTC tiveram um deputado eleito cada.

Todos os 26 estados e o Distrito Federal tiveram pelo menos dois deputados eleitos que têm parentesco na política. São Paulo (15), Bahia (14) e Minas Gerais (12) foram os que mais registraram vitórias nesses casos. O Espírito Santo teve apenas uma incidência, com Sérgio Vidigal (PDT). Ele é casado com a ex-deputada federal Suely Vidigal.

Em Minas, nove dos 12 deputados da “bancada de parentes” foram reeleitos e três terão seus primeiros mandatos na Câmara. O advogado Lafayette Andrada (PRB) foi eleito pela primeira vez. Ele é deputado estadual e filho do ex-deputado federal Bonifácio Andrada (PSDB). Por outro lado, o empresário e advogado Mauro Lopes (MDB), pai do deputado estadual e candidato ao governo de Minas Adalclever Lopes (MDB), vai cumprir seu sétimo mandato na Câmara.

Dentre os 12 deputados mineiros com relação parental, o mais votado foi Weliton Prado (Pros), com 129.199 votos. Ele vai para seu terceiro mandato e é irmão do deputado estadual Elismar Prado (PT) e da deputada estadual Liza Prado (Pros).

Entre os reeleitos com relação parental, destaque para o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL), que obteve a maior votação entre os reeleitos em 2018, com 1.843.735 votos em São Paulo. Ele é filho do candidato a presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). Flávio Bolsonaro (PSL), outro filho do capitão reformado fluminense, se elegeu senador no Rio de Janeiro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)