(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Adalclever não entra na distribuição do horário eleitoral. Tempo do PSB fica com Pimentel

Decisão do TRE deixa MBD/PSB/PDT/Podemos/PRB/PV e Pros fora da divisão de tempo de rádio e TV


postado em 23/08/2018 21:30 / atualizado em 24/08/2018 09:54

Após renúncia de Marcio Lacerda (esq), Adalclever Lopes (dir) assumiu candidatura ao governo de Minas(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Após renúncia de Marcio Lacerda (esq), Adalclever Lopes (dir) assumiu candidatura ao governo de Minas (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

Os partidos da coligação Minas tem jeito (MBD/PSB/PDT/Podemos/PRB/PV e Pros) não vão participar da distribuição do horário eleitoral gratuito para a campanha majoritária. A decisão foi divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), nesta quinta-feira. Pelo depacho, o candidato confirmado nessa quinta-feira (23), Adalclever Lopes, fica inicialmente sem participação na propaganda de rádio e televisão. O caso pode ser revertido depois que ele oficializar, na Justiça Eleitoral, seu nome para substituir o do ex-prefeito Marcio Lacerda na campanha.

Segundo o TRE, a decisão é que o tempo do PSB seja contabilzado na propaganda do governador Fernando Pimentel (PT). Por conta do embate jurídico em torno da candidadura de Lacerda, que foi retirada, a legenda foi registrada em duas chapas. 

 

 O cargo de deputado estadual teve definição diferente. Com a renúncia de Marcio Lacerda, antes candidato da coligação pelo PSB, ao governo de Minas, a chapa foi anulada. O MDB, em decisão conjunta com os demais partidos aliados, anunciou o deputado federal e presidente da Assembleia Legislativa Adalclever Lopes para concorrer ao Palácio da Liberdade.

No entanto, a nova coligação só será definida nos próximos dias. Adalclever Lopes dará coletiva nesta sexta-feira para anunciar o nome de seu vice. Dessa forma, os candidatos só deverão ser incluídos na distribuição de tempo no horário eleitoral gratuito após revisão da Justiça Eleitoral.

No caso dos deputados estaduais e dos federais, somente os candidatos do PSB foram excluídos da divisão dos programas. Os outros partidos da coligação Juntos por Minas (MDB/PDT/Podemos/PRB/PV) seguem aptos a participar da distribuição. O horário eleitoral gratuito terá início em 31 de agosto e vai até 4 de outubro.

O tempo de TV de cada um será definido pelo TRE às 17h desta sexta-feira.

Com 12 partidos coligados, o senador Antonio Anastasia (PSDB) terá 40% da tempo da propaganda eleitoral gratuita na disputa para governador de Minas, segundo cálculos preliminares do Estado de Minas. Apenas os seis partidos das coligações com maiores bancadas federais eleitas – que não necessariamente têm o mesmo tamanho das atuais bancadas – são considerados para o efeito do cálculo.

Como prevaleceu junto à Justiça Eleitoral o entendimento de que a convenção válida foi aquela realizada pela direção nacional do PSB, que indica aliança com o governador Fernando Pimentel (PT) em Minas, o tempo desse partido, que corresponde a 1min10s nos dois blocos do horário eleitoral e 54 segundos diários em inserções - deverá migrar para o petista, que terá 31,3% do tempo total.

Nesse cenário, após revisão da Justiça em um segundo momento, a chapa  de Adalclever Lopes MDB fica sem a parcela do tempo de antena dos socialistas e passará a ter 26,4% do tempo total.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)