(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

MP pede que TRE indefira candidaturas de Avante, Psol e PCB em Minas por descumprir cotas

Partidos terão que adequar seus quadros à lei que exige proporcionalidade de inscrições entre os sexos


postado em 21/08/2018 19:45 / atualizado em 21/08/2018 20:01

Promotor fez pedido ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais por adequação de candidatura dos partidos(foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press)
Promotor fez pedido ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais por adequação de candidatura dos partidos (foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press)
Candidatos e candidatas de Avante, PCB e Psol em Minas correm o risco de não poder concorrer nestas eleições. Isso porque o Ministério Público Eleitoral (MPE) em Belo Horizonte pediu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), nesta terça-feira, o indeferimento dos pedidos de registro apresentados pelos partidos. O MPE aponta descumprimento da cota para mulheres prevista na Lei Eleitoral.

De acordo com o parágrafo 3º, da Lei 9.504/97, “do número de vagas resultante das regras previstas, cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo.”

Em nota, o MPE cita que, caso o quadro não seja regularizado, “os respectivos Demonstrativos de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) devem ser indeferidos, o que irá impactar em todos os pedidos de registro de candidaturas apresentados pelo partido e pela coligação”.

“Evidentemente, pois, que o partido não observou o percentual mínimo de 30% de vagas para candidatura de cada sexo, o que prejudica todo o processo de registro de candidaturas”, afirmou o procurador regional eleitoral em Minas Gerais, Angelo Giardini de Oliveira.

O Avante concorre ao governo estadual com o advogado e professor Claudiney Dulim. O candidato do partido para senador é Edson dos Reis. Já a coligação Psol e PCB concorre ao Palácio da Liberdade com a professora Dirlene Marques. A chapa tem Duda Salabert (Psol) e Túlio Lopes (PCB) como opções ao senado.

A situação do Avante é mais complicada, pois, conforme relatório apresentado pelo TRE-MG, o partido requereu o registro de 79 candidaturas ao cargo de deputado estadual, sendo 68 do sexo masculino (86,08%) e 11 do sexo feminino (13,92%).

De acordo com o texto da lei, a saída para o partido seria a substituição de candidatos. “Os percentuais de gênero devem ser observados no momento do registro de candidatura, em eventual preenchimento de vagas remanescentes ou na substituição de candidatos”. Dessa forma, o Avante teria que elevar o número de mulheres a 24. Com isso os homens teriam 55 vagas.

Uma última tentativa do Avante, ainda conforme a lei eleitoral, seria a redução de candidaturas masculinas. “Na impossibilidade de registro de candidaturas femininas no percentual mínimo de 30%, o partido ou a coligação deve reduzir o número de candidatos do sexo masculino para adequar-se os respectivos percentuais.” Nesse caso, para as 11 candidatas do sexo feminino, o Avante teria de fazer uma redução mais drástica no número de candidatos homens, de 68 para 36.

O partido questionou e chamou de equivocado o pedido feito pelo MPE. Em resposta à reportagem, o Avante disse que vai adequar seu quadro e atenderá o estabelecido na legislação eleitoral até 7 de setembro, data limite estipulada pela lei para o preenchimento de vagas remanescentes. Em nota, a legenda afirmou que “disputará com chapa completa de deputados estaduais e federais, observando o critério de proporcionalidade de sexos, conforme determina a legislação. Todos os requisitos foram devidamente cumpridos e a ação será julgada improcedente, mantendo o registro das candidaturas apresentadas”.

Psol/PCB A chapa Psol/PCB pediu o registro de 90 candidatos a deputado estadual, sendo 63 do sexo masculino (70%) e 27 do sexo feminino (30%). No entanto, após renúncia da candidata Luciana da Cruz Neves, o percentual foi alterado, caindo para 29,21% do total de postulantes femininas ao cargo. Para se adequar, os partidos devem substituir uma candidatura masculina por uma feminina ou optar pela redução no número de homens para 60.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)