(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PSB nacional tem poder para impedir candidatura de Lacerda, diz MPE

Segundo parecer do procurador regional eleitoral, a instância hierarquicamente superior pode anular a convenção estadual, como ocorreu em MG


postado em 21/08/2018 09:24 / atualizado em 21/08/2018 09:34

O ex-prefeito de BH tem a candidatura sub judice e depende de aval para concorrer ao governo(foto: Beto Novaes / EM / D.A. Press)
O ex-prefeito de BH tem a candidatura sub judice e depende de aval para concorrer ao governo (foto: Beto Novaes / EM / D.A. Press)

O procurador regional eleitoral de Minas Gerais,  Angelo Giardini de Oliveira, se manifestou sobre o caso do ex-prefeito Marcio Lacerda, que tem a candidatura ao governo de Minas pendente por causa de um recurso do PSB nacional. Segundo a manifestação, quem tem poder para decidir sobre a participação do partido nas eleições do estado é a direção nacional.

De acordo com o procurador, o estatuto do PSB não traz dispositivo claro sobre a forma de substituição de candidaturas, “mas dá à comissão de hierarquia superior a prerrogativa de alterar coligações estabelecidas em desacordo com as diretrizes traçadas nacionalmente”.

Lacerda conseguiu liminar para realizar a convenção estadual que decidiu por sua candidatura ao governo, mas a reunião nacional do partido decidiu por anular este ato, assim como destituiu o comando do partido em Minas.

Estatuto


Segundo o estatuto do PSB, as coligações em desacordo com normas estatutárias e “diretrizes estabelecidas pelos órgãos hierarquicamente superiores poderão ser alteradas”.

“A prerrogativa da comissão superior em redefinir coligações deve, por consequência lógica,compreender a redefinição de candidaturas. (...) Parece-nos que deve prevalecer a escolha de candidaturas realizada pelo Congresso Nacional do PSB, sob comando da Executiva Nacional, o que significa, a princípio, a prevalência, no conflito de dissidência partidária”, registra o procurador.

Giardini opina pela perda do objeto do recurso que pede a validade da convenção estadual do PSB e da candidatura de Lacerda.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)