(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pimentel troca 'Lula Livre' por 'do lado do povo' na chapa pela reeleição

O governador desistiu de homenagear o ex-presidente após ser desaconselhado pelo departamento jurídico do PT e ser alvo de ação do PR


postado em 14/08/2018 09:55 / atualizado em 14/08/2018 10:09

A coligação será registrada ainda nesta terça-feira, de acordo com os coordenadores de campanha(foto: Ricardo Stuckert)
A coligação será registrada ainda nesta terça-feira, de acordo com os coordenadores de campanha (foto: Ricardo Stuckert)


O governador Fernando Pimentel (PT) vai registrar nesta terça-feira (14) a chapa pela qual disputará a reeleição ao governo de Minas. Depois da polêmica sobre o nome escolhido por ele, o petista concordou em mudar o registro de “Lula Livre” para “Do lado do povo”.

No sábado, Pimentel havia dito que iria homenagear o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a campanha por sua liberdade. O petista está preso desde abril em Curitiba por causa da condenação pelo caso do Triplex do Guarujá. Nessa segunda-feira, no entanto, o PT informou ter desaconselhado o petista a usar o nome na chapa “dadas as restrições impostas pela legislação eleitoral”.

Pouco antes, também na segunda-feira, o deputado estadual Léo Portela (PR) ingressou com um mandado de segurança  para impedir o registro do nome de Lula na chapa.

Além das questões técnicas, o parlamentar afirmou que os deputados do PR não foram consultados e que há “falta de alinhamento” com a posição de liberdade de Lula. “Nós, no PR, não temos esse sentimento de liberdade para Lula”, alegou Portela.

Restrições e negociações

A assessoria do governador negou que a mudança do nome tenha relação com a ação judicial. “Não foi por causa da ação. O departamento jurídico do PT, ao ser consultado, não recomendou o nome por restrições na lei eleitoral”.

A coligação tem PT, PCdoB, PR e DC e PSB (sendo que o PSB ainda depende de decisão judicial para definição final)

Pimentel tem como vice a deputada federal Jô Moraes (PCdoB).

 A primeira candidata ao senado pela chapa será a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e o segundo ainda será confirmado, dependendo da situação jurídica do PSB. Se for do PT, o nome está entre o deputado federal Miguel Corrêa Jr. e os federais Paulo Guedes ou Patrus Ananias. Já o PSB ofereceu o nome de Tilden Santiago.

“Vamos registrar, mas não significa que será definitivo, tem que acabar a discussão jurídica com o PSB, por exemplo”, afirmou o coordenador da campanha, deputado federal Odair Cunha.

Sobre o registro do partido de Lacerda na chapa, Cunha afirmou que o que vale para o PT é a determinação da direção nacional.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)