(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Políticos buscam 'disputa mais fácil' para não perder mandato

Temendo rejeição nas urnas, políticos profissionais vão disputar cargos abaixo dos que já ocuparam ou já tiveram. Movimento está mais vísivel depois de denúncias de corrupção


postado em 11/06/2018 06:00 / atualizado em 11/06/2018 07:55

Presidente do PT e processada na Lava-Jato, a senadora Gleisi Hoffman deve disputar vaga na Câmara dos Deputados(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
Presidente do PT e processada na Lava-Jato, a senadora Gleisi Hoffman deve disputar vaga na Câmara dos Deputados (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)

Brasília – Em busca de sobrevivência, políticos profissionais reagem à possibilidade de rejeição e buscam novas alternativas para se eleger. Em todas as esferas do poder, garantem especialistas, pipocam candidatos em busca de cargos eletivos. Essa polarização cria dificuldades eleitorais aos que não têm uma base forte nem trazem consigo grandes realizações durante a vida pública. Quem não se garante terá que recuar e encontrar novas maneiras, ainda que com menos votos e, decorrente disso, menos poder, para não deixar o jogo e perder seu capital político.

Os interessados em continuar exercendo mandatos eletivos terão que ser mais fortes do que quem não está na política ou até mesmo dos que pretendem voltar a ela. “É uma questão de sobrevivência, prioridade mesmo. O cenário mostra que governadores sem votos para reeleição no cargo vão tentar ‘descer’ para deputado ou senador. A tarefa dos políticos profissionais é continuar perto do poder. Aí, sim, você consegue galgar outras funções, como a presidência de estatais e ministérios. O importante é não sair”, analisou o responsável pela campanha de um dos candidatos ao governo de Goiás.

A lista de exemplos é enorme, especialmente entre os petistas. Com claras dificuldades para se reeleger no Paraná, a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, que responde por corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da Lava-Jato, deverá disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Pesquisas apontam que há poucas chances de a porta-voz do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobreviver à disputa eleitoral sem ajuda dele.

"O candidato não quer correr o risco de se sujeitar a uma votação baixa porque, além de fragilizar a imagem, pode o deixar sem nada"

Rui Tavares, cientista político


A ex-presidente Dilma Rousseff (PT-MG), que sofreu impeachment há dois anos, chegou a mudar o domicílio eleitoral para tentar uma vaga no Senado. É, inclusive, a mais bem cotada para representar os mineiros na Casa, com mais de 25% das intenções de voto. Também deve passar pelo “downgrade” o senador Humberto Costa (PT-PE), que, com baixa popularidade, sai do Senado rumo à Câmara.

A dificuldade nas urnas alcançou também o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que outrora candidato a presidente, deve transitar em alguma vaga no Congresso e corre o risco até de não se candidatar a nada. Essa última possibilidade é falada entre os tucanos, que defendem o descanso da imagem dele. “Ele precisa tentar voar mais baixo. Os tempos de glória, quando se tentava subir para a Presidência da República, passaram”, explica um assessor do partido no parlamento.

Na Câmara, a deputada federal Brunny (PR-MG), que trocou o domicílio eleitoral de Minas Gerais para o Distrito Federal, ilustra uma provável fraqueza nas urnas. Em vez de ficar sem mandato, ela vai se candidatar a deputada estadual em Brasília. A parlamentar disse que “apenas aceitou o convite”, mas, internamente, seus próprios assessores duvidavam de reeleição em âmbito federal.

O ex-governador Beto Richa (PSDB-PR), cuja imagem foi arranhada por causa de uma delação premiada, também vê mais viabilidade em uma disputa “menor”. Vai tentar ocupar uma das 81 cadeiras do salão azul. “Sem dúvida, um passo para trás. Mas a ideia é dar dois à frente”, declararam aliados.

Para o cientista político Rui Tavares Maluf, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, o movimento demonstra que a velha fórmula de governar é ineficaz. “O candidato não quer correr o risco de se sujeitar a uma votação baixa porque, além de fragilizar a imagem, pode o deixar sem nada. O que os políticos profissionais sabem fazer além de governar e legislar?”, questionou.

Segundo Maluf, o movimento não é inédito mas está mais visível que nos últimos anos. “Pode ser a tônica das eleições, que têm um contorno particular. Quando o sistema ainda não estava tão tumultuado, houve movimentos que ninguém reparou. A mudança foi a ordem política e a grandeza dessas quedas exposta pela imprensa”.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)