(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pimentel será orador da cerimônia de entrega das medalhas da Inconfidência

Vereadora Marielle Franco, assassinada no Rio, também está entre os homenageados em Ouro Preto


postado em 21/04/2018 07:00 / atualizado em 21/04/2018 08:27

Governador também fez o principal discurso no ano passado(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Governador também fez o principal discurso no ano passado (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

O próprio governador Fernando Pimentel (PT) será o orador da cerimônia de entrega das medalhas da Inconfidência neste sábado, em Ouro Preto, durante as comemorações do Dia de Tiradentes. Pela primeira vez, as comendas serão entregues em local fechado, o centro de convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), fora da Praça Tiradentes, onde o evento era tradicionalmente realizado. Entre os homenageados está o argentino ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1980, Adolfo Pérez Esquivel. O ativista dos direitos humanos recentemente indicou o ex-presidente Lula para ganhar o maior prêmio mundial pela atuação social. Ele faz campanha pelo petista nas redes sociais e tentou visitá-lo na sede da Polícia Federal em Curitiba. Sem sucesso, Esquivel escreveu carta ao petista na qual desenhou Lula com as algemas arrebentadas.

O governador Fernando Pimentel também dará medalha ao chefe da segurança de Lula, Valmir Moraes da Silva. Foi ele quem depôs a favor de o ex-presidente no caso do triplex do Guarujá, no litoral de São Paulo, pelo qual Lula acabou sendo condenado há 12 anos e um mês de prisão. Responsável por acompanhar Lula, o ajudante de ordens disse ter estado apenas uma vez no apartamento atribuido a Lula.

A vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSB), executada a tiros em 14 de março, também está entre os homenageados em Ouro Preto. Como no ano passado, caberá a Pimentel o principal discurso da solenidade, que servirá para homenagear 170 personalidades e instituições que contribuíram com Minas Gerais ou com o Brasil. Em 2017, o petista usou a oportunidade, na qual foi homenageado in memorian o ex-presidente da África Nelson Mandela para falar em perseguição e acusações injustas, se referindo indiretamente ao ex-presidente Lula.

De acordo com o governo de Minas, parte da solenidade ainda será na praça: a cerimônia de tiros, o hasteamento da bandeira e a colocação de flores no monumento a Tiradentes. Ja a entrega da medalha e os discursos serão na Ufop. Segundo o governo, a alteração ocorreu “atendendo aos pedidos da população local”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)