(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Japonês da Polícia Federal quer se aposentar

Com o desenrolar da Lava-Jato e as prisões de autoridades ocorrendo corriqueiramente, o japonês da federal passou a ser reconhecido nas ações da PF


postado em 26/02/2018 18:02 / atualizado em 26/02/2018 18:13

O pedido de aposentadoria de Newton Ishii foi publicado no Diário Oficial e autorizado pelo diretor de gestão pessoal da PF(foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)
O pedido de aposentadoria de Newton Ishii foi publicado no Diário Oficial e autorizado pelo diretor de gestão pessoal da PF (foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)

Newton Hidenori Ishii, que ficou conhecido como “japonês da federal” após participar de diversas conduções coercitivas no âmbito da Lava-Jato, vai se aposentar. O pedido foi publicado no Diário Oficial e autorizado pelo diretor de gestão pessoal da Polícia Federal. A portaria no 7.708 é de 22 de fevereiro.

Com o desenrolar da Lava-Jato e as prisões de autoridades ocorrendo corriqueiramente, o japonês da federal passou a ser reconhecido nas ações da Polícia Federal. Se tornou absurdamente popular nas redes sociais e, entre 2015 e 2016, foi personagem carnavalesco, “incorporado” por milhares de foliões.

Newton Ishii era o responsável pela carceragem da PF em Curitiba e, há dois anos, pretendia se aposentar. Em entrevista ao Correio, ele reconheceu a fama e disse que muita gente ia até a sala dele para tirar fotos.

“Durante as operações é impossível, mas, no dia a dia, as pessoas me procuram e eu as atendo”, disse.

Com o reconhecimento, veio também a exposição de sua vida ao público. O japonês da federal virou notícia ao ser condenado, em 2016, a 4 anos e 2 meses de prisão por facilitação de contrabando.

A pena foi revertida e, parte dela, cumprida em regime semiaberto. Com a tornozeleira eletrônica, Newton Ishii voltou a cumprir os mandados da Justiça em Curitiba, onde mora.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)