(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

De tornozeleira eletrônica, Japonês da Federal volta a prender acusados da Lava-Jato

O agente que ficou famoso por conduzir políticos e empresários à prisão foi condenado por facilitar a entrada de contrabando no Brasil


postado em 06/09/2016 18:10 / atualizado em 06/09/2016 18:29

Newton Ishii, o japonês da federal, conduziu o pecuarista Bumlai nesta terça-feira à PF(foto: Geraldo Bubniak)
Newton Ishii, o japonês da federal, conduziu o pecuarista Bumlai nesta terça-feira à PF (foto: Geraldo Bubniak)

O temido Japonês da Federal está de volta. Agora com um acessório a mais: a tornozeleira eletrônica – a mesma que acompanha vários dos políticos que ele conduziu.

Preso em regime semiaberto, o agente Newton Ishii voltou nesta semana a conduzir presos da Operação Lava-Jato.

O policial federal foi condenado a quatro anos e dois meses de prisão por crime de facilitar a entrada de contrabando no país. Ele ficou nas dependências da PF e, no dia 10 de junho, foi para casa e passou a ser monitorado por uma tornozeleira eletrônica.

Mesmo assim, o agente foi liberado para participar das prisões.

Ele ajudou a levar o pecuarista José Carlos Bumlai de volta para a carceragem da PF, em Curitib, nesta terça-feira. Ele estava em prisão domiciliar desde março por causa de um câncer na bexiga e foi levado para uma penitenciária de regime fechado com um complexo médico.

Nesta segunda-feira, o Japonês voltou à cena quando fez a escolta do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, preso em São Paulo depois de ser levado coercitivamente para prestar depoimento na Operação Greenfield, que apura fraude nos fundos de pensão.

Contrabando

O Japonês da Federal cumpre pena no regime semiaberto. Entre as obrigações, ele precisa ficar em casa entre 23h e 5 h durante a semana e não pode sair aos finais de semana.

Ao determinar o uso do acessório que acompanha réus que ele mesmo conduziu, a 2ª Vara de Execuções Penais de Curitiba listou uma série de cuidados que o japonês deve ter com a peça. Entre elas está a de não retirar nem permitir que outra pessoa subtraia a tornozeeleira eletrônica, “exceto por determinação expressa deste juízo”.

Newton Ishii foi condenado por facilitar contrabando em Foz do Iguaçu, na fonteira com o Paraguai. O crime foi descoberto na Operação Sucuri e ele respondeu ao processo junto com outros dois policiais.  Ao colocar a tornozeleira eletrônica, o japonês disse que faria trabalhos “internos” na PF.

De tão famoso que ficou por causa das aparições na Operação Lava-Jato, o agente virou hit de carnaval. Na marchinha, o refrão era "Ai meu Deus, eu me dei mal. Bateu na minha porta o japonês da federal".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)