(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pimentel participa da inauguração da sede do consulado da Itália em BH

Consulado quer ampliar a capacidade de atendimento dos migrantes, hoje em torno de 27 mil italianos no estado


postado em 23/02/2018 17:42

O governador Fernando Pimentel, ao lado do ministro italiano das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional, Angelino Alfano, cumprimenta o embaixadorda Itália no Brasil, Antônio Bernardini(foto: Manoel Marques/Imprensa MG)
O governador Fernando Pimentel, ao lado do ministro italiano das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional, Angelino Alfano, cumprimenta o embaixadorda Itália no Brasil, Antônio Bernardini (foto: Manoel Marques/Imprensa MG)

Ao participar da inauguração  da sede do consulado da Itália em Belo Horizonte, nesta sexta-feira, o  governador Fernando Pimentel  destacou a relação próxima do Estado com o país europeu.
“Belo Horizonte foi uma cidade construída por imigrantes. Belo Horizonte fez, no ano passado, 120 anos de existência e, desde a sua construção, os imigrantes, e em especial os italianos, tiveram papel fundamental para esta cidade e para o Estado. Sem a contribuição da Itália, Minas Gerais não teria conseguido alcançar a posição que tem hoje no Brasil e no mundo”, afirmou.

A nova sede ocupa uma casa tombada, construída em 1972. Com a mudança para o novo endereço, o consulado conseguiu reorganizar os serviços oferecidos, aumentando o período de atendimento ao público. Em Minas Gerais, o consulado registra hoje mais de 27 mil cidadãos italianos. Além deles, considera-se que 30% da população mineira é de origem Italiana.

A solenidade de inauguração contou também comas presenças do ministro Italiano das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional, Angelino Alfano, do embaixador da Itália no Brasil, Antônio Bernardini, e da cônsul da Itália em Minas Gerais, Aurora Russi, o governador destacou a relação próxima do Estado com o país europeu.

O ministro Angelino Alfano lembrou a grande presença dos italianos no Brasil. “Trinta milhões de cidadãos brasileiros são ítalo-descendentes. Temos o Brasil no coração. Hoje, lembramos aqui a imigração de tantos italianos para o Brasil. Gostaria de agradecer o governador Fernando Pimentel por abrir as portas a tantos italianos que estão aqui. Que esta seja a primeira de muitas vindas de ministros italianos a Belo Horizonte”, ressaltou.

O embaixador Antônio Bernardini lembrou, por sua vez,  a parceria existente entre Minas Gerais e a Itália. “Minas Gerais entra em todas as conversas que envolvem Brasil e Itália. Por isso, achei importante encontrar uma nova sede para o consulado na capital, simbolizando a nossa relação. Temos de valorizar nossa presença num território tão importante. Ninguém melhor que o governador para poder atestar nossa presença e trabalho no Estado”, pontuou.

Também participaram da cerimônia os secretários de Estado de Governo, Odair Cunha, e de Cultura, Ângelo Oswaldo, os presidentes da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), Cristiane Serpa, e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Júnior, o senador Antonio Anastasia, os deputados estaduais Léo Portela e Durval Ângelo, além de prefeitos e lideranças políticas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)