(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Deputados deixam de votar MP para melhorar tráfego nas estradas federais

A Medida Provisória (MP) sobre concessão de rodovias e alongamento de investimentos não é votada e perderá validade na segunda-feira (26)


postado em 22/02/2018 09:35 / atualizado em 22/02/2018 09:43

BR-381, entre Belo Horizonte e João Monlevade, no vale do Aço(foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press -18/12/2009)
BR-381, entre Belo Horizonte e João Monlevade, no vale do Aço (foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press -18/12/2009)

O plenário da Câmara dos Deputados encerrou a sessão dessa quarta-feira (21) sem votar a Medida Provisória 800/17, que autoriza a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a celebrar aditivo contratual com as concessionárias de rodovias federais para alongar o prazo de execução de investimentos previstos originalmente. A MP perderá a validade na próxima segunda-feira (26).

Partidos de oposição e também da base governista obstruíram a votação por serem contra o conteúdo da medida. Alguns partidos governistas, a exemplo do DEM e do PSDB, retiraram a obstrução à MP, mas os partidos contrários ao governo Temer – PSB, PDT, PT, PCdoB e PSol – e também outras legendas – como PV, Podemos, PTB, Pros e PSD – continuaram obstruindo a sessão.

Houve resistência a pontos incluídos na MP, como a renovação da concessão de portos e a falta de punição para a empresa que não cumprir o cronograma dos investimentos.

Parecer do relator


O parecer apresentado pelo relator da MP, deputado José Rocha (PR-BA), prevê a postergação dos investimentos uma única vez em comum acordo com a concessionária. O prazo máximo da reprogramação é de até 14 anos, condicionado à demonstração da sustentabilidade econômico-financeira da concessão. A reprogramação implica a suspensão das obrigações de investimentos e o cancelamento das multas pelo atraso das empresas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)