(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Após decisão do STJ, Wesley Batista deixará prisão, mas Joesley fica preso

O Superior Tribunal de Justiça substitui a prisão preventiva dos irmãos Batista por medidas cautelares, mas Joesley não pode deixar prisão por ter outro mandado contra ele no STF


postado em 20/02/2018 20:00 / atualizado em 20/02/2018 20:19

Wesley Batista deve ser transferido para prisão domiciliar(foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Wesley Batista deve ser transferido para prisão domiciliar (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) substituiu, na noite desta terça-feira (20/2), a prisão preventiva dos irmãos Joesley e Wesley Batista por medidas cautelares após pedido de habeas corpus apresentado pela defesa dos empresários. A decisão permitiria que ambos deixassem a prisão, mas, na prática, apenas Wesley deve ser beneficiado, porque Joesley tem um segundo mandado de prisão contra ele no Supremo Tribunal Federal (STF), ainda não julgado. A decisão é da sexta turma do STJ.

Wesley Batista está preso há cinco meses em São Paulo. A decisão judicial, tomada pela sexta turma da Corte, vai transferi-lo para a prisão domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica.

Os magistrados determinaram que Wesley "(deverá) comparecer em juízo e manter endereço atualizado; ficará proibido de se aproximar e ter contato com outros réus e testemunhas; ficará proibido de ocupar cargo no conjunto de empresas envolvidas no caso; ficará proibido de deixar o Brasil sem autorização; será submetido a monitoração eletrônica". A expectativa é que ele deixe a prisão nesta quarta-feira (21/2).

Sócios da JBS, os empresários são acusados de usar de modo indevido informações privilegiadas (insider trading) para lucrar no mercado. O advogado Pierpaolo Cruz Bottini, que conduz a defesa dos irmãos no caso, comemorou a decisão. Segundo ele, o STJ reconheceu a ausência de motivos que justifiquem a prisão preventiva dos Batistas, uma medida que ele classificou como "drástica".

"Agora é responder ao processo, participar das oitivas de testemunhas e apresentar a defesa sobre a inexistência do crime de insider", disse Bottini após o julgamento.

Sobre as notícias de que o Ministério Público iniciou negociações para rever o acordo de colaboração da J&F e dos Batistas, tratativas estas que incluiriam a admissão de culpa no caso de insider trading, Bottini afirmou que "não há nada sobre isso no momento".

Procuradas, J&F e JBS não quiseram comentar.  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)