(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

STF absolve deputado acusado de participar da Máfia dos Sanguessugas

Para ministros, Ministério Público não conseguiu comprovar a participação de Benjamin Maranhão (SD-PB) no esquema de compra superfatura de ambulâncias


postado em 17/10/2017 18:32 / atualizado em 17/10/2017 18:41

A denúncia contra Benjamin Maranhão foi recebida pela Justiça do Mato Grosso em 2009. Dois anos depois seguiu para o STF porque o réu virou deputado federal(foto: Vinícius Loures/Agência Câmara)
A denúncia contra Benjamin Maranhão foi recebida pela Justiça do Mato Grosso em 2009. Dois anos depois seguiu para o STF porque o réu virou deputado federal (foto: Vinícius Loures/Agência Câmara)

Os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) absolveram nesta terça-feira o deputado federal Benjamin Maranhão (SD-PB) da acusação de formação de quadrilha, corrupção passiva e fraude à licitação, no âmbito da Operação Sanguessuga.

O esquema, desbaratado pela Polícia Federal em 2006, consistiu no desvio de recursos públicos mediante a compra superfaturada de ambulâncias por prefeituras com licitações direcionadas para favorecer empresas do grupo Planan – controlado pelos irmãos Darci José Vedoin e Luiz Antônio Trevisan Vedoin, ambos já condenados em primeira instância.

Ao julgar a ação penal, os ministros entenderam que não havia prova suficiente para condenar o deputado federal. Ele foi acusado pelo Ministério Público do Mato Grosso de direcionar emendas orçamentárias para viabilizar as licitações em municípios de sua base eleitoral, na Paraíba.

Ainda segundo o MP, em 2004 o parlamentar teria recebido R$ 40 mil em propinas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)