(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Zonas eleitorais em escolas ocupadas em BH e Juiz de Fora funcionarão normalmente

A decisão foi acordada em reunião entre representantes do movimento estudantil, da Justiça Eleitoral e do governo de Minas


postado em 26/10/2016 15:08 / atualizado em 26/10/2016 15:20

As escolas em Minas que estão ocupadas por estudantes secundaristas, que protestam contra a PEC 241 que impõe limites aos gastos do governo, serão usadas normalmente no próximo domingo para votação. A decisão saiu de reunião nesta quarta-feira entre representantes da Justiça Eleitoral, do Ministério Público, do governo de Minas e do movimento estudantil.

Em Belo Horizonte, as sete escolas ocupadas que abrigam locais de votação somam 44.895 mil eleitores segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, apenas uma escola está nesta situação.

“Nas escolas ocupadas, haverá a delimitação do local de mobilização dos estudantes no sábado e domingo do segundo turno, de forma a não atrapalhar o fluxo dos eleitores”, informa o TRE.

Outra decisão que saiu da reunião de hoje é que a manifestação não será estendida a outras unidades de ensino onde funcionam seções eleitorais. O movimento estudantil ainda se comprometeu a orientar os jovens que estão acampados nas escolas a não se manifestarem de forma partidária no dia do pleito e nem fazerem boca de urna.

Em Minas, são 58 escolas estaduais ocupadas, oito delas em Belo Horizonte, sendo que sete abrigam seções de votação. Entre os colégios ocupados está o tradicional Milton Campos (Estadual Central), no Bairro de Lourdes, onde votam 8.575 eleitores, entre eles os candidatos João Leite (PSDB) e Alexandre Kalil (PHS), além do prefeito Marcio Lacerda (PSB) e do senador Aécio Neves (PHS).

Além do Estadual Central, tomado pelos estudantes há 20 dias, estão ocupadas as escolas Santos Dumont, Maria Carolina Campos, Geraldina Ana Gomes e Juscelino Kubitschek de Oliveira, na região de Venda Nova; a Escola Estadual Ari da Franca, no Bairro Santa Mônica; e a Escola Estadual Professor Ricardo Souza Cruz, no Bairro Caiçara.

Com informações de Marinella Castro


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)