(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chegada de Temer à Presidência desperta a atenção para os vices na disputa municipal

Eles nem sempre são notados pelo eleitor, mas é importante conhecê-los


postado em 26/09/2016 07:00 / atualizado em 26/09/2016 08:37

Você sabe quem é o vice do seu candidato a prefeito de Belo Horizonte? Se a resposta for não, como costuma ser para a maioria dos eleitores, é bom ficar atento. Em tempos em que os vices nunca estiveram tão em alta na história do país, caso do vice-presidente Michel Temer que chegou ao comando do país, o eleitor deve prestar atenção e saber quem será o eventual substituto ao digitar o número dele nas urnas. Ao longo dos anos, não foram poucos os que herdaram a vaga dos titulares. No time de reserva dos candidatos à PBH estão deputados estaduais e federais com fortes relações políticas com algumas das principais lideranças políticas do estado. Nesta eleição, diante do número recorde de postulantes ao cargo de prefeito, a dificuldade para escolher os companheiros de chapa foi tanta que eles só foram definidos na última semana antes do registro.


O vice do deputado estadual João Leite (PSDB) é o vereador Ronaldo Gontijo (PPS), partido fiel aliado aos tucanos. Atualmente, ele cumpre o sexto mandato de vereador de BH, completando 24 anos de atuação na Câmara. Natural de Abaeté, Gontijo, que é professor e fisiioterapeuta, veio para a capital no início dos anos 1970 e fixou base no Barreiro, maior regional de BH.


Antes de fechar com João Leite, Gontijo chegou a ser cobiçado por outros candidatos, incluindo o atual vice-prefeito Délio Malheiros (PSD) e o primeiro nome lançado pelo prefeito Marcio Lacerda (PSB) para concorrer, o engenheiro Paulo Brant (PSB). Aliado dos tucanos, o PPS também era base de Lacerda, antes do rompimento de PSB e PSDB. Gontijo chegou a ser líder de governo de Lacerda. Também presidiu a comissão mais importante da Câmara e ocupou cargo na mesa diretora.


O deputado estadual Paulo Lamac (REDE), vice do ex-presidente do Atlético Alexandre Kalil, exerce atualmente seu segundo mandato de deputado estadual para o qual foi eleito pelo PT, partido ao qual esteve filiado até o início de dezembro do ano passado. Antes, ainda petista, foi vereador em BH. Aliado do governador Fernando Pimentel (PT), Lamac foi, em 2007, vice-líder de governo de Pimentel, com quem sempre teve muita proximidade, quando este era prefeito. De 2009 a 2011 foi líder do prefeito Marcio Lacerda.


Professor e engenheiro eletricista, Lamac também é empresário. Ganhou notoriedade como um dos fundadores da Associação Pré-UFMG, um cursinho pré-vestibular a preços populares. Na Assembleia, preside a Comissão de Educação Ciência e Tecnologia. O candidato a vice do atual vice-prefeito Délio Malheiros é um dos homens fortes do prefeito Lacerda, o ex-secretário de Obras e Infraestrutura Josué Valadão. Companheiro de Lacerda desde os tempos de empresário, Josué chegou a ser a primeira opção do prefeito para concorrer à sua sucessão. Tanto que deixou o cargo de secretário e se filiou ao PSB com toda a pompa em um evento no Clube dos Oficiais.


Lacerda tentou emplacar Valadão como nome de consenso entre PSB e PSDB antes do rompimento. Não conseguiu e lançou a candidatura de Paulo Brant, mas também desistiu da candidatura e acabou apoiando Délio. Com a mexida, o homem de confiança foi escolhido vice na chapa de Malheiros. Valadão também foi líder de governo de Lacerda em 2009, quando era responsável pela relação com a Câmara Municipal.
No campo de oposição, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT) conseguiu emplacar a deputada federal Jô Moraes (PCdoB) como vice depois de muita resistência. A comunista, que era pré-candidata a prefeita, chegou a reclamar do assédio para compor chapa com outros candidatos e disse que não seria vice em hipótese alguma. Uma semana depois aceitou concorrer ao lado do petista.


Na Câmara dos Deputados, Jô Moraes está no terceiro mandato de deputada federal. Ela foi coordenadora da bancada feminina em razão do seu histórico de envolvimento em causas em defesa das mulheres. Também foi vereadora por duas vezes e deputada estadual. Em 2008, Jô disputou a PBH, ficando em terceiro lugar. Seu estado natal é a Paraíba. Jô militou politicamente durante a ditadura e chegou a ser presa por duas vezes e a viver na clandestinidade.

LEI ORGÂNICA O deputado federal Rodrigo Pacheco (PMDB) tem como vice o líder da Maioria na Assembleia. Vanderlei Miranda está no terceiro mandato de deputado estadual e já foi vereador em BH. É empresário e pastor na Igreja Batista da Lagoinha. Como religioso, também apresenta um programa de televisão.
Segundo a lei orgânica do município, o vice-prefeito de BH, que tem direito a um salário mensal de R$ 15,6 mil, tem como únicas funções substituir o prefeito no caso de impedimentos e lhe suceder se o posto ficar vago. Também de auxiliar o titular da pasta “sempre que por ele for convocado para missões especiais”. Não é preciso bater cartão nem trabalhar todo dia. Tanto que o atual vice-prefeito, Délio Malheiros (PSD), que devolve seu salário, nem se licenciou para fazer campanha, alegando que não tinha função a cumprir.

O companheiro de chapa

Candidatos a vice-prefeito de BH

» João Leite (PSDB)
Vice: Ronaldo Gontijo (PPS), vereador

» Sargento Rodrigues (PDT)
Vice: Edson José Pereira (PTB), advogado aposentado

» Délio Malheiros
Vice: Josué Valadão, ex-secretário de Obras e Infraestrutura

» Rodrigo Pacheco (PMDB)
Vice: Vanderlei Miranda (PMDB), deputado estadual

» Alexandre Kalil (PHS)
Vice: Paulo Lamac (Rede), deputado estadual

» Marcelo Álvaro Antonio (PR)
Vice: Rosilene (PSDC) professora

» Luis Tibé (PTdoB)
Vice: Felipe Toto Teixeira (PSL) – administrador, filho do ex-vereador Totó Teixeira

» Reginaldo Lopes (PT)
Vice: Jô Moraes PCdoB, deputada federal

» Eros Biondini (Pros)
Vice: Wallace Brandão (PROS), empresário

» Maria da Consolação (PSOL)
Pablo Lima (PCB), professor

» Vanessa Portugal (PSTU)
Firmina Rodrigues (PSTU), estudante


DEBATE NA TV ALTEROSA
A TV Alterosa promove amanhã, a partir das 22h30, um debate entre os principais candidatos a prefeito de Belo Horizonte. Foram convidados oito dos 11, que têm um mínimo de 10 cadeiras, por coligação, na Câmara dos Deputados. A ordem dos candidatos no espaço e para as perguntas serão definidas hoje, em sorteiro. O debate será apresentado pelo jornalista Ricardo Carlini. Serão seis blocos, com a apresentação de cada candidato, seguido de perguntas de jornalistas do grupo Diários Associados. Em seguida, eles perguntam entre si. E vem depois as questões de telespectadores nas redes sociais da TV Alterosa, jornais Estado de Minas e AQUI e Portal UAI. O debate termina com as considerações finais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)