(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Deputados recuam sobre projeto que anistiaria caixa 2 de campanha eleitoral

A medida poderia beneficiar investigados na Operação Lava-Jato, ao perdoar os atos irregulares cometidos n passado


postado em 19/09/2016 23:43 / atualizado em 19/09/2016 23:55

Parlamentares na Câmara tentaram acelerar, na noite desta segunda feira, a discussão de uma proposta para anistiar caixa 2 em campanha. A medida poderia beneficiar investigados na Operação Lava-Jato. De última hora, deputados incluíram na pauta de votação requerimento que daria regime de urgência à tramitação do projeto. Após críticas e algumas discussões no plenário da Casa, a proposta foi retirada.

A ideia é utilizar um texto que tramita desde 2007 na Câmara e trata de regras eleitorais para incluir uma emenda eximindo de pena os que praticarem a contabilidade paralela até a data da aprovação da nova lei. Em reunião com parlamentares à tarde, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que estava interinamente na Presidência da República, deu aval para a tramitação da proposta.

A medida que criminaliza o caixa 2 consta do pacote anticorrupção proposto pelo Ministério Público. A ideia inicial era destacar este item e agilizar sua votação. Os deputados queriam aproveitar o item oitavo das 10 medidas de combate à corrupção, atualmente em discussão na comissão especial. No pacote em trâmite na Câmara, o MP propõe a responsabilização de partidos políticos e a criminalização do caixa 2. O texto sugere a criminalização da lavagem de dinheiro proveniente de infração penal, das fontes de recursos vedadas pela legislação eleitoral ou que não tenham sido contabilizados como exige a lei. O novo texto - que está na reta final de sua formatação - pode incluir por emenda a responsabilização de empresas.

Na avaliação dos parlamentares, ao tornar caixa 2 crime, todas as práticas adotadas antes da lei entrar em vigor são automaticamente anistiadas. O entendimento é que se o caixa 2 for criminalizado a partir de agora, a lei não pode retroagir em desfavor do acusado. Assim, o que foi feito no passado será perdoado. Ao utilizar uma proposta oriunda do MP, os parlamentares dão legitimidade ao projeto.

Doações via caixa 2 para campanhas são alvo de investigações na Lava Jato, como o caso do ex-marqueteiro do PT João Santana, que admitiu ter recebido pagamentos não declarados da campanha de Dilma Rousseff em 2010 em uma conta na Suíça.

Com informações da Agência Estado


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)