(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Desembargador suspende liminar que proibia debate político em centro acadêmico da UFMG

Magistrado ressalta que impedir a assembleia dos estudantes feria o direito à liberdade de associação. Estudantes querem discutir um posicionamento do Caap sobre o impeachment da presidente Dilma.


postado em 02/05/2016 17:51 / atualizado em 02/05/2016 17:58

(foto: Marcos Vieira/EM/DA Press)
(foto: Marcos Vieira/EM/DA Press)
A liminar que proibia a realização de uma assembleia geral dos estudantes de direito da UFMG para discutir o posicionamento político do Centro Acadêmico Afonso Pena (Caap) sobre o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) foi suspensa nesta segunda-feira pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

O desembargador Marco Aurelio Ferenzini, do TJMG, deferiu pedido de efeito suspensivo anulando a suspensão da assembleia. Segundo o magistrado, a decisão feria o direio à liberdade de associação prevista na Constituição.

“Sabendo que o direito a reunião tem uma conexão direta com o direito à liberdade de associação, vetar tais possibilidades significa limitar o exercício de direitos constitucionalmente previstos, o que não pode ser autorizado em um Estado Democrático de Direito”, avaliou Ferenzini na liminar. Dessa forma, o Caap poderá realizar a assembleia para discutir o impeachment da presidente.

Na semana passada, os estudantes de direito da UFMG foram surpreendidos com uma liminar que proibia a assembleia. Dois alunos da própria escola entraram com a ação na 9º Vara Cívil pedindo a nulidade da convocatória para a assembleia. Eles alegaram que não foi seguido o regulamento estipulado pelo estatuto do Caap, que promoveria a discussão. A juíza Moema Miranda Gonçalves concedeu a liminar impedindo a assembleia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)