(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Manifestação em BH deve reunir milhares de pessoas

Ato que vai acontecer na Praça da Liberdade e na Praça da Estação peder o impeachment da presidente Dilma. Protestos vão se repetir em 400 cidades


postado em 13/03/2016 06:00 / atualizado em 13/03/2016 07:42

Duas carreatas percorreram na manhã de ontem as ruas das zonas Norte, Sul e Centro da capital mineira chamando para a manifestação de hoje na Praça da Liberdade(foto: Jair Amaral/EM/D.A PRESS)
Duas carreatas percorreram na manhã de ontem as ruas das zonas Norte, Sul e Centro da capital mineira chamando para a manifestação de hoje na Praça da Liberdade (foto: Jair Amaral/EM/D.A PRESS)

Insuflados pela condução coercitiva na Operação Lava-Jato e posterior pedido de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Ministério Público de São Paulo, movimentos contrários ao governo federal esperam levar número recorde de pessoas para as ruas de todo Brasil neste domingo. Há protestos marcados em pelo menos 400 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal (DF), além de 18 cidades no exterior, com objetivo de pressionar pelo pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) e eventual punição a Lula. Em Minas Gerais, 80 municípios contarão com atos contra o Palácio do Planalto. Como hoje não estão programados atos pró-governo, a expectativa é de que as manifestações aconteçam em clima de tranquilidade.

Os eventos deste domingo marcam um ano de mobilização dos grupos contra Dilma, quando mais de 1 milhão de brasileiros foram às ruas para protestar. Por causa dos últimos desdobramentos da Operação Lava-Jato, que investiga esquema de propina na Petrobras, e pôs o ex-presidente Lula no alvo das investigações, organizadores falam em recorde de público.“Não sabemos quantas pessoas vão, só temos certeza de que vai muito mais gente do que já foi. Pessoas que nunca falaram que iam estão confirmando. Ninguém suporta mais três anos de governo Dilma”, afirma uma das integrantes do movimento Vem Pra Rua (VPR), Kátia Pegos.

Se, por um lado, o movimento nasceu apartidário, agora, eles contam com apoio dos partidos de oposição. O presidente do PSDB, o senador Aécio Neves (MG), principal nome da oposição, confirmou presença em Belo Horizonte, às 10h, e na capital paulista, às 15h30. Ontem, ele divulgou vídeo da sua página do Facebook chamando mais uma vez a população a manifestar. “Esse pode ser o domingo que mudou o Brasil, mas, para isso, é fundamental que eu e você, que todos nós estejamos nas ruas dizendo chega, chega deste governo”, disse.

Confirmações

Chamada de “megamanifestação”, o ato marcado para a Avenida Paulista, em São Paulo, é o evento com maior adesão até agora. Na página do Facebook, são 6,2 milhões de convidados, sendo 379 mil confirmações de presença e 109 mil pessoas interessadas. Nas redes sociais, grupos que defendem a saída de Dilma marcaram dois eventos em BH, um na Praça da Liberdade, às 10h, e outro na Praça da Estação, às 14h.

O maior deles, com participação de movimentos como Patriotas, Sai da Bolha, VPR e Movimento Brasil Livre (MBL), deverá ser o da Praça da Liberdade. De acordo com Kátia Pegos, será montado um palco que contará com shows de seis bandas. Políticos de oposição e lideranças sindicais foram convidados para discursar, entre eles os senadores Aécio Neves e Antonio Anastasia (PSDB-MG). “Teremos também atrações para as crianças”, diz Kátia Pegos.

Até ontem, 81 mil pessoas haviam sido convidadas a participar do protesto, sendo que 8,1 mil tinham confirmado e 4,8 mil demonstrado interesse. “A Polícia Militar (PM) está se organizando para receber 50 mil pessoas, o que seria um número recorde”, reforça a integrante do VPR. De acordo com a PM, 2 mil militares foram convocados para reforçar a segurança durante as manifestações de hoje na capital mineira e contarão com 100 viaturas. A Polícia Federal também estará presente nos protestos em todo o Brasil.

A programação em BH continua à tarde. Às 14h, haverá outro protesto, mas na Praça da Estação, com, possivelmente, menor repercussão. O ato contará com a participação de músicos e DJ, além da presença da jornalista Joice Hasselmann, bastante popular entre críticos do governo federal. São 46 mil convidados, 2,7 mil presenças confirmadas e 1,8 mil pessoas interessadas. O PSDB está convocando militantes a participar tanto do evento da Praça da Liberdade e, às 13h, sair em caminhada até a Praça da Estação.

Carreata
Ontem, movimentos contrários ao governo federal se uniram num último esforço de mobilização antes da manifestação de domingo e promoveram duas carreatas. Uma delas partiu da Praça do Papa, no Bairro Mangabeiras, na Região Centro-Sul de BH, e outra da Avenida Vilarinho, em Venda Nova. As duas chegaram juntas à Praça da Liberdade.

“Queremos sair dessa bolha de inflação, desemprego. Queremos unir o Brasil sem tomar partido. Somos contra essa forma de governar e à implantação do comunismo”, afirma uma das integrantes do movimento Sai da Bolha, a psicóloga América Lazzarotti. O engenheiro civil Cipriano Antônio de Oliveira, de 61, é ainda mais enfático: “O país está sendo governando por uma jararaca que envenenou o Brasil com o veneno da corrupção, da inflação e do desemprego”, afirma, em alusão à Lula, que num discurso depois da condução coercitiva se comparou a uma jararaca.

Integrante do VPR, a comerciante Tácita Vilela Reis, de 68 anos, também está na preparação dos protestos. Na sua loja no Bairro Cidade Jardim, ela está recebendo doações para as manifestações contra o governo. Quem contribui ganha, em troca, brindes como camisetas, adesivos, boneco inflável da Dilma e o famoso pixuleco, boneco inflável do ex-presidente Lula. “Pixuleco” era como o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, se referia a propina, de acordo com investigações da Operação Lava-Jato. “A Dilma promete as coisas e não faz nada”, diz, reclamando que a situação do país levou a filha e o genro a morar em Londres. “Não quero meus filhos saindo daqui”, completa.

 

Programação Em BH

9h – “Motociata”: motociclistas se reúnem na Praça do Papa e seguem juntos para a Praça da Liberdade, onde pretendem chegar às 11h.
10h – Manifestação na Praça da Liberdade, com a presença do senador Aécio Neves
13h – Caminhada saindo da Praça da Liberdade em direção à Praça da Estação
14h – Manifestação Vem pra Estação, com atrações artísticas

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)