(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Professores fazem protesto em frente ao Palácio da Liberdade

A manifestação acontece nesta quarta-feira enquanto o governador Fernando Pimentel se reúne com governadores do Rio e Alagoas, Luiz Fernando Pezão e Renan Calheiros Filho, respectivamente, para tratar da renegociação das dívidas dos estados com União


postado em 20/01/2016 11:47 / atualizado em 21/01/2016 07:59

Professores durante protesto em frente ao Palácio da Liberdade na manhã desta quarta-feira(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Professores durante protesto em frente ao Palácio da Liberdade na manhã desta quarta-feira (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

Cerca de 200 professores, segundo a Polícia Militar, fazem manifestação nesta quarta-feira em frente ao Palácio da Liberdade. O protesto é reflexo dos desdobramentos da Lei 100, aprovada em 2007 pela Assembleia Legislativa, que efetivou sem concurso público servidores da educação. A lei foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), obrigando o governo do estado a exonerar  quase 58 mil  servidores em 31 de dezembro do ano passado.

A maioria dos manifestantes é da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Eles reivindicam garantia de emprego com estabilidade, a exemplo dos concursados. Na noite da segunda-feira passada (18), o governador Fernando Pimentel (PT) garantiu, por meio de um vídeo no Facebook, que os professores da UEMG exonerados no fim do ano passado serão designados novamente para garantir o início do ano letivo.

Com cartazes pedindo estabilidade no emprego, os manifestantes cantaram o hino nacional em frente ao Palácio da Liberdade, onde na manhã desta quarta-feira o governador Fernando Pimentel se reuniu com os governadores do Rio de Janeiro e de Alagoas, Luiz Fernando Pezão (PMDB) e Renan Calheiros Flho (PMDB), respectivamente. Os três governadores foram escalados pelo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, para fazer uma pré-pauta para outra reunião marcada para o próximo dia 1º, em Brasília, onde governadores de 10 estados e do Distrito Federal vão discutir com representantes do governo federal a renegociação das dívidas estaduais. com a União. Esses mesmos governadores já estiveram reunidos em Brasília no dia 28 de dezembro passado para tratar desse assunto.

Comissão para efetivar

Na edição desta quinta-feira (21) do diário oficial Minas Gerais o governo deverá publicar decreto para a criação de uma comissão com representantes das secretarias de governo - Casa Civil, Educação, Planejamento e Advocacia-Geral do Estado. O grupo vai discutir mecanismos jurídicos para uma possível efetivação dos atingidos pela Lei 100.

O decreto atende a um pedido feito na manhã desta quarta-feira por representantes da Associação dos Efetivados de Minas Gerais (AEMG) e movimento dos atingidos pela Lei 100. Os secretarios da Casa Civil, Marco Antônio Rezende, e de Governo, Odair Cunha, se reuniram também na manhã de hoje com integrantes dos dois movimentos. O governo não definiu prazo para que a comissão apresente um parecer sobre o assunto


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)