(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pimentel lança fóruns regionais e diz que vai contar com a população

Intenção do governo de Minas é descentralizar a administração e passar priorizar as demandas de cada região


postado em 09/06/2015 17:44 / atualizado em 09/06/2015 20:06

Pimentel espera que fóruns impulsionem desenvolvimento das regiões de Minas(foto: Manoel Marques/Imprensa MG)
Pimentel espera que fóruns impulsionem desenvolvimento das regiões de Minas (foto: Manoel Marques/Imprensa MG)

O governador Fernando Pimentel assinou nesta terça-feira decreto que instituiu 17 fóruns regionais no estado. As instâncias administrativas servirão, conforme o governo, para descentralizar a gestão estadual e garantir que os interesses locais sejam considerados. “Minha esperança é que este dia fique marcado como o primeiro dia que o governo do estado começou a ouvir os mineiros e as mineiras”, afirmou o governador durante cerimônia na Cidade Administrativa. Participaram secretários de Estado, empresários, lideranças políticas e representantes da sociedade civil.

A promessa feita por Pimentel ainda durante a campanha e ressaltada hoje é que as decisões não serão “enrolação” e que todas as propostas definidas como prioridades nesses fóruns serão implementadas. “Como diria o [ex] presidente Lula, nunca antes neste estado foi dada as regiões mineiras voz e poder para que elas, com o governo, planejemo desenvolvimento econômico e social”, discursou.

De acordo com a proposta, a população de cada região será convidada periodicamente a participar de debates, assembleias, grupos de trabalho, entre outras alternativas, para poderem definir o que será implementado. Ainda de acordo com o governo de Minas, neste primeiro momento, o objetivo será de traçar diagnósticos e levantar a situação de cada região. Depois disso é que as prioridades de investimento começaram a ser definidas.

Esse diagnóstico inicial será usado para definir a elaboração do Plano Plurianual de Ações Governamentais (PPAG), o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Para o presidente da Assembleia de Minas, Adalclever Lopes (PMDB), a medida se ajuste a uma prática já adotada na Casa. “Vossa Excelência está ouvindo a população de Minas. Isso é importante, principlamente, para a Assembleia que já está acostumada a fazer audiências públicas e debates”, afirmou.

Conheça quais são as 17 regiões


Noroeste
Norte
Médio e Baixo Jequitinhonha
Mucuri
Alto Jequitinhonha
Central
Vale do Rio Doce
Vale do Aço
Metropolitana
Oeste
Caparaó
Mata
Vertentes
Sul
Sudoeste
Triângulo Norte
Triângulo Sul


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)