(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo está sem líder no Senado

O posto está vago desde a saída de Eduardo Braga (PMDB), em janeiro, para assumir o Ministério de Minas e Energia


postado em 27/04/2015 06:00 / atualizado em 27/04/2015 08:23


Brasília – Quase três meses depois do início do ano legislativo, o Palácio do Planalto ainda não conseguiu definir o líder do governo no Senado. O posto segue vago desde a saída de Eduardo Braga (PMDB), em janeiro, para assumir o Ministério de Minas e Energia. Entre as dificuldades para bater o martelo sobre o nome, estão a baixa popularidade do governo, os temas espinhosos em tramitação e a complicada relação entre PT e PMDB. Interlocutores da presidente Dilma Rousseff na Casa dizem que o líder pode fazer falta nas articulações para a aprovação de Luiz Edson Fachin como ministro do STF e das propostas do ajuste fiscal.

O cargo da liderança de governo sempre foi alvo da cobiça dos parlamentares por garantir visibilidade na imprensa e poder político entre os colegas de Casa. Este ano, no entanto, alguns senadores dizem, nos corredores do Congresso, que não são candidatos ao cargo. “Está muito difícil defender o governo. Até o PT está criticando as medidas provisórias (MPs) relacionadas ao ajuste fiscal”, questiona um senador da base aliada do governo, acrescentando que a baixa popularidade de Dilma também está espantando alguns parlamentares, que não querem se ver atrelados à petista.

São justamente esses temas difíceis para o governo que mais precisarão da defesa e articulação de um líder, avaliam senadores. As MPs 664 e 665, que dificultam o acesso aos benefícios sociais previdenciários e trabalhistas, ainda tramitam em comissões especiais, mas, se não forem analisadas até 2 de junho, perderão a eficácia. A oposição e parlamentares da base sinalizaram que o governo não terá vida fácil para aprová-las como quer. Outro tema que tem preocupado o Planalto é a indicação de Fachin para o STF.

O jurista paranaense deve ser sabatinado em 6 de maio no Senado. Por ora, quem tem liderado o lobby pela aprovação é ele próprio, Roberto Requião (PMDB-PR) e Alvaro Dias (PSDB-PR). Os dois últimos são do estado onde o indicado construiu a carreira jurídica. Nos bastidores, peemedebistas ameaçam não votar pela aprovação de Fachin. Eles apontam que o jurista tem ligação estreita com o PT, uma vez que pediu votos para a presidente Dilma em 2010.

COTADOS Nos últimos dias, o PT voltou a se movimentar para ocupar o cargo. O mais cotado é Delcídio do Amaral (MS), mas correligionários dizem que ele é “muito ligado ao PSDB”. Os peemedebistas, por sua vez, apontam Walter Pinheiro (BA) como o único petista com bom trânsito com Renan e o PMDB. Mas o próprio PT tem reservas a Pinheiro por identificá-lo como um parlamentar “sem papas na língua”. À reportagem, o senador disse que a liderança de governo deveria ficar com o PMDB por ser a maior bancada da Casa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)