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Estado de Minas

Nome de Dilma foi mais citado nas redes sociais que termos relativos a 'BBB' e 'Império'

Na última semana, a presidente foi citada pelo menos 518 mil vezes no Twitter. Já a novela global, que teve o último capítulo exibido nessa sexta-feira, foi mencionada 5,5 mil vezes


postado em 14/03/2015 19:46 / atualizado em 14/03/2015 20:10

(foto: Reprodução)
(foto: Reprodução)

O clima de reivindicações política e social tomou conta do país. A afirmação é apoiada pela Airstrip, sistema de pesquisa e inteligência em redes sociais. De acordo com o levantamento feito pelo instituto, e divulgado pela BBC Brasil, que analisou mais de 2 milhões de citações online nas últimas duas semanas, temas políticos foram quatro vezes mais discutidos do que atrações de entretenimento, como o reality show Big Brother Brasil (BBB).

A pesquisa mostra que o termo Dilma foi o mais citado durante o período analisado, com 1.012.903 menções. O BBB ficou em segundo, com 412.520 menções, mais de um terço do que impeachment, que teve 134.579 menções. Outras palavras relativas à política, como protestos e lava-jato, tiveram 344.399 e 169.039 citações, respectivamente.

Tomando exclusivamente a rede social Twitter como exemplo, fica ainda mais claro o domínio do tema político na pauta dos brasileiros. De acordo com levantamento feito pelo jornal Correio Braziliense, a novela global Império, que nessa sexta-feira (13/3) teve o último capítulo exibido, foi mencionada 5,5 mil vezes nas últimas 24 horas. O número perde de goleada para a presidente Dilma Rousseff, que foi citada 68 mil vezes no mesmo período e 518 mil vezes na última semana.

O termo impeachment também foi mais tuitado que a novela de Aguinaldo Silva, com 22 mil menções nas últimas 24h. Se para alguns membros da oposição, como Fernando Henrique Cardoso e Marina Silva, a saída de Dilma Rousseff não é, ainda, uma opção, uma possível retirada da presidente do poder é algo que tem despertado a curiosidade dos internautas. Depois de um pico em 2014, a procura pelo termo voltou a crescer desde o começo do ano e, em fevereiro e março, atingiu o maior número de buscas.

O interesse pelo termo petrolão está em uma curva ascendente desde janeiro de 2015. De acordo com a ferramenta de análise Google Trends, o interesse pelo tema subiu nos últimos meses e chegou ao topo em março.

Apesar das ações marcadas para este domingo (15/3) e dos atos de apoio à presidente Dilma Rousseff nessa sexta (13/3), a pesquisa pelo termo protesto na internet ainda está longe de atingir o patamar de junho de 2013 - quando os brasileiros tomaram as ruas contra o aumento das tarifas de ônibus. Mesmo assim, é possível notar que a procura sobre o assunto tem aumentado.


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